4 passos para organizar seu orçamento familiar

Organizar o orçamento familiar exige planejamento e participação das pessoas da família. Veja passos que vão ajudar nessa tarefa em grupo.
orçamento familiar

Você sente que todo mês o seu dinheiro acaba rápido e você nem sabe para onde ele foi? Se isso está acontecendo com a sua família, pode ser que vocês precisem organizar o orçamento familiar.

Ou seja, fazer um planejamento financeiro para entender como o dinheiro está sendo gasto e como usá-lo da melhor maneira possível. Não sabe como fazer isso? Então, confira os passos a seguir.

Índice

1. Como organizar seu orçamento familiar?
1.1 Relacione todos os gastos e receitas da casa
1.2 Defina um objetivo financeiro para a família
1.3 Escolha um responsável pelo controle financeiro da casa
1.4 Inclua todas as pessoas da família no orçamento

Como organizar seu orçamento familiar?

Ter um orçamento é a melhor forma de controlar os gastos, alcançar objetivos e evitar (ou quitar) as dívidas. Mas organizar as finanças da família pode ser um desafio. Afinal de contas, todas as pessoas desse grupo precisam colaborar.

Então, veja os passos que reunimos para ajudar na organização desse orçamento.

Aproveite para conhecer também 5 formas de poupar dinheiro mesmo ganhando pouco.

1. Relacione todos os gastos e receitas da casa

orçamento familiar

O primeiro passo para fazer o orçamento familiar é descobrir para onde o dinheiro está indo. Para isso, você pode fazer uma planilha de controle, relacionando os gastos e as receitas da casa.

Essa planilha de orçamento familiar precisa conter todas as rendas e as despesas fixas e variáveis da casa, como os gastos com:

  • alimentação;
  • moradia;
  • saúde;
  • lazer;
  • animais de estimação;
  • dívidas.

E estes são apenas exemplos, já que cada família tem sua própria dinâmica. No entanto, é dessa forma que você vai descobrir se está gastando de acordo com o que recebe.

Vale lembrar que essa é uma análise importante, pois além de identificar como o dinheiro da família está sendo gasto, ajuda a entender quais despesas são obrigatórias e quais são desnecessárias. Então, você pode reduzir ou cortar os gastos supérfluos e começar a usar melhor esse dinheiro.

2. Defina um objetivo financeiro para a família

Depois de descobrir quanto e como vocês estão gastando o dinheiro, é o momento de ajustar o orçamento. Como fazer isso? Estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo.

O objetivo financeiro da família pode variar de acordo com os desejos e necessidades de cada um, como reformar a casa, trocar de carro, viajar ou pagar a faculdade dos filhos.

orçamento familiar

Para não se perder, faça uma lista e defina as prioridades da família. Assim, fica mais fácil tomar as ações necessárias para alcançar esses objetivos.

Uma ótima meta que sua família pode estabelecer é reservar uma porcentagem da renda para investir.

Mais tarde, esse investimento pode ser usado para aumentar o patrimônio da família e realizar outros sonhos da família, além de ser uma ótima forma de ter uma reserva para emergências.

Naturalmente, as necessidades e desejos da família podem mudar com o tempo. Por isso, é importante rever o orçamento de tempos em tempos, analisando se ainda se adapta à realidade da família.

3. Escolha um responsável pelo controle financeiro da casa

orçamento familiar

Organizar o orçamento da família exige um com controle constante. Depois de relacionar os gastos e as receitas e estabelecer as metas da família, é preciso colocar o orçamento em prática, respeitando o limite de dinheiro que foi estabelecido.

Aproveite o tema para saber também como equilibrar suas finanças e ter uma vida mais tranquila.

Por isso, o ideal é escolher um membro da família para ficar responsável pelo controle financeiro de casa, como pagar as contas, fazer as compras, investir e atualizar a planilha de orçamento familiar, por exemplo.

Caso ninguém fique responsável por esse controle, dificilmente o orçamento vai servir para alguma coisa.

4. Inclua todas as pessoas da família no orçamento

Apesar de uma pessoa ficar responsável pelo orçamento da família, isso não quer dizer que as outras não devem participar das decisões financeiras. Pelo contrário, é importante que todas elas estejam envolvidas.

Não caia no pensamento de que “dinheiro é coisa de adulto”. Ensine as crianças desde pequenas sobre como é importante usar bem o dinheiro e como eles podem ajudar a cuidar das finanças da casa, de acordo com a capacidade de cada um. Isso vai ajudá-los a entender o valor do dinheiro.

De fato, se a família trabalhar em equipe para organizar o orçamento familiar, vai ser muito mais fácil manter a saúde financeira da casa e alcançar os objetivos que desejam, evitando que imprevistos financeiros inviabilizem sonhos.

E para ajudar a organizar esse tipo de orçamento, saiba que um plano de consórcio pode ser um grande aliado, pois disponibiliza uma forma de aquisição de bens organizada. Aliás, o Consórcio Eldorado já contemplou mais de 100.000 pessoas. Seja a próxima, acesse o site e faça uma simulação de consórcio.