Quando o automóvel tem alinhamento e balanceamento adequados, os pneus duram mais tempo e o consumo de combustível é menor, isso significa economia na manutenção e no abastecimento do veículo, além de mais segurança para dirigir. Portanto, o melhor é que você conheça bem esses serviços e saiba quando é hora de verificar. Confira tudo isso por aqui e tire suas dúvidas!
Índice
1.1 Sem alinhamento, a vida útil dos pneus diminuem
2.1 Alinhamento Manual
2.2 Alinhamento a Laser
2.3 Alinhamento 3D
3. Quando fazer alinhamento no veículo?
4.1 Tipos de balanceamento
4.2 Quando fazer o balanceamento?
5. Por que é tão importante fazer alinhamento e balanceamento?
7. O que é rodízio e por que fazer?
7.1 Rodízio em carros com tração dianteira
7.2 Rodízio em carros com tração traseira
7.3 Calibragem
7.4 Cambagem
7.5 Convergência e divergência
7.6 Caster
8. Conclusão
O que é o alinhamento?
É quando o veículo tem as rodas alinhadas ao comando do volante, que fica corretamente centralizado, sem puxar para um dos lados. Para você entender melhor, vale lembrar se alguma vez já percebeu que o carro não seguia em linha reta e era preciso corrigir a direção, movimentando o volante várias vezes.
De fato, quando isso acontece é sinal de que o veículo precisa ser levado a um serviço especializado para realizar o alinhamento. Esse procedimento consiste no ajuste do ângulo dos pneus em relação ao volante.
Ter o carro desalinhado pode parecer um problema simples, mas não é. Na verdade, provoca o desgaste dos pneus e o aumento do consumo de combustível. Se o problema permanecer, pode desencadear outras complicações e afetar o funcionamento do carro.
Sem alinhamento, a vida útil dos pneus diminuem
Mas como isso acontece?
As forças físicas que atuam no carro ficam desiguais, o que provoca o desgaste irregular dos pneus. Assim, eles tendem a durar muito menos do que um carro com o alinhamento correto.
São, principalmente, as bordas dos pneus que se desgastam e isso gera irregularidade no contato com a estrada.
Quando se tratam das motos, o alinhamento é até mais importante, já que elas possuem apenas dois pneus, ou seja, sem alinhamento fica difícil garantir equilíbrio, além de também sofrerem o desgaste assimétrico.
Tipos de alinhamento
Existem diversos tipos de alinhamentos nos quais são usados diferentes tipos de tecnologia.
Veja 3 variações abaixo, lembrando que para cada tipo são utilizadas tecnologias ou técnicas diferentes, por isso os preços do alinhamento são diferentes:
Alinhamento Manual
O alinhamento manual é o mais usado e o mais acessível.
Para ser realizado, é colocado um canhão de luz em cada uma das rodas, os quais vão projetar feixes de luz em um painel posicionado na frente do veículo. Em seguida, é medido o desvio dos pneus usando uma régua para definir o ângulo da inclinação.
Alinhamento a Laser
O alinhamento a laser tem um processo muito semelhante ao alinhamento manual. A diferença é que em vez de canhões de luz, são usados projetores a laser. O diferencial é a precisão do laser, que permite ajustes milimétricos.
Alinhamento 3D
O alinhamento 3D é um pouco diferente dos dois anteriores.
Para realizar esse procedimento, são colocados refletores nas rodas e um sensor é usado para ler a posição delas. Logo depois, é reproduzido um desenho em 3D no computador. Então, é feita uma comparação entre o alinhamento das rodas e o padrão determinado pelo fabricante.
Essa é uma tecnologia que consegue uma precisão muito superior aos outros métodos, então o preço cobrado por esse serviço é maior.
Quando fazer alinhamento no veículo?
Se aconteceu alguma dessas situações, talvez seja hora de levar seu veículo para realizar o alinhamento:
- o veículo tende a puxar para a direita ou esquerda em vez de andar em linha reta;
- os pneus apresentam desgaste desigual entre eles ou nas bordas;
- pelo menos um dos pneus sofreu alguma batida forte em um objeto grande, como o meio fio;
- o veículo passou por um buraco grande e o pneu recebeu uma batida forte demais;
- foram comprados pneus novos ou peças da direção e suspensão novas;
- o veículo transita frequentemente em ruas muito irregulares;
- ocorrência de outros eventos estressantes, como acidentes.
O que é o balanceamento?
É um procedimento feito para melhorar a distribuição do peso no conjunto roda e pneu. Ou seja, quando as rodas estão sendo sobrecarregadas pelo peso do veículo apenas de um lado delas.
Normalmente, alinhamento e balanceamento costumam ser confundidos. Isso porque são procedimentos feitos em conjunto, no entanto são distintos e possuem finalidades diferentes.
Quando o carro precisa de balanceamento, são percebidos tremores no volante do veículo quando se atinge determinada velocidade. As trepidações também são percebidas no painel, no piso e nos assentos. Além disso, é comum a ocorrência de ruídos.
Assim como a falta de alinhamento, a falta de balanceamento também pode deteriorar os pneus mais rapidamente, fazendo com que precisem de substituição muito antes do normal. A falta de balanceamento também compromete a frenagem, ou seja, acaba por colocas as pessoas do veículo em risco de falta de segurança.
Já com um carro bem balanceado, você tem viagens mais confortáveis e seguras.
Tipos de balanceamento
Balanceamento estático
Por um lado, temos o desbalanço estático, que provoca vibrações verticais das rodas. Ele aparece normalmente a partir dos 60 km por hora.
É provocado pelo desequilíbrio em torno do eixo das rodas. Em outras palavras, o peso é mal distribuído de forma transversal.
Balanceamento dinâmico
Por outro, o dinâmico é sentido por meio de tremores do volante, que aparecem apenas a partir do 80 km por hora.
Outra diferença é que, em vez de ser provocado pelo desequilíbrio em torno do eixo, o desbalanço dinâmico é causado pelo desequilíbrio ao longo dele. Isto é, no sentido longitudinal da roda.
Quando fazer o balanceamento?
A cada 10 mil km rodados, é a recomendação. Mas isso vai depender de vários fatores, como o tipo e modelo do veículo, além das vias transitadas.
Se o veículo passar por estradas cheias de buracos com frequência, é esperado que precise realizar balanceamento antes. Porém, se passar por ruas bem asfaltadas, provavelmente a necessidade de manutenção pode demorar um pouco mais.
Veja s situação em que é recomendado o balanceamento:
- quando sentir tremores no carro;
- sempre que os pneus forem trocados;
- quando adquirir pneus novos;
- ao fazer alguma reparação dos pneus;
- no caso de algum peso for removido ou perdido.
Por que é tão importante fazer alinhamento e balanceamento?
Como já falamos, um carro com alinhamento e balanceamento regulados evita ter problemas de segurança e gastos extras de manutenção.
Não é boa ideia ignorar a realização desses serviços quando se mostram necessários. Tentar poupar na manutenção do veículo pode acabar ocasionando gastos futuros bem maiores, além de colocar motorista e passageiros em risco, sem falar da despesa a mais com combustível.
Qual é o preço?
Fica entre R$ 80 e R$ 250. Mas tenha em mente que cada oficina mecânica define o próprio preço, portanto faça uma escolha com segurança, peça indicações a amigos ou familiares para ajudar.
Outro fator que influencia bastante no preço é a região onde você mora, o tipo e modelo do veículo.
O que é rodízio e por que fazer?
O rodízio é uma técnica usada para evitar que os pneus fiquem desgastados de forma desigual.
Basicamente, consiste em trocar eles de posição regularmente para que eles sejam desgastados na mesma quantidade.
Pode até parecer simples, mas tem um jeito certo de fazer isso.
Como deve ser feito dependerá do tipo de tração que o seu carro possui. O tipo mais comum é a tração dianteira, que causa um maior desgaste nos pneus frontais. Mas também existem outros tipos, como a tração traseira.
Rodízio em carros com tração dianteira
Os pneus traseiros são colocados na frente, ao mesmo tempo que são trocam de lado. Enquanto os dianteiros vão para a parte traseira, sem trocar de lado
Isto é:
- o pneu traseiro direito vai para a posição dianteira esquerda;
- o pneu traseiro esquerdo vai para a posição dianteira direita;
- o pneu dianteiro direito vai para a posição traseira direita;
- o pneu dianteiro esquerdo vai para a posição traseira esquerda.
Rodízio em carros com tração traseira
Em contrapartida, nos carros com tração traseira é o mesmo processo só que inverso. Em vez dos pneus traseiros, são os dianteiros que trocam de lado. Isto significa:
- o pneu dianteiro direito vai para a posição traseira esquerda;
- o pneu dianteiro esquerdo vai para a posição traseira direita;
- o pneu traseiro direito vai para a posição dianteira direita;
- o pneu traseiro esquerdo vai para a posição dianteira esquerda.
Calibragem
A calibragem é um processo tão simples que que você mesmo é capaz de realizá-lo, mesmo não sabendo nada sobre mecânica. Aliás, na maioria dos postos de combustível tem o equipamento necessário para isso.
Basta você ter cuidado e consultar o manual do seu veículo, para evitar a calibragem acima ou abaixo do recomendado.
Com a calibragem correta, o veículo consome menos combustível e o volante fica mais leve. Alé, disso, são emitidos menos gases poluentes.
Cambagem
Segue um raciocínio similar ao do alinhamento, só que em diferentes eixos. Nesse caso, é referente ao alinhamento dos pneus em relação ao eixo vertical.
Ou melhor, é a técnica que se usa quando é necessária correção da inclinação da parte inferior, quando o carro é visto de frente. Essa inclinação pode ser para dentro (negativa) ou para fora (positiva).
Convergência e divergência
De novo, vamos olhar o carro de outro ângulo: de cima.
A convergência e divergência é o alinhamento em relação ao eixo central do carro. Ou seja, à linha de simetria dele.
Na convergência, as duas rodas estão em direção a um ponto na frente do veículo. Na divergência, as duas rodas apontam para um lugar na traseira do veículo.
Caster
É o alinhamento do pino mestre da roda em relação ao plano vertical. Dele depende a estabilidade do carro em alta velocidade. Além disso, interfere na aderência das rodas com o chão. Isso é essencial para o retorno dos pneus à sua posição original, após uma mudança na direção.
Conclusão
Pode parecer difícil compreender a grande quantidade de ângulos que um veículo pode ter, mas basta que você perceba quantos fatores estão envolvidos nos procedimentos de alinhamento e balanceamento de cada tipo de veículo.
Por isso, vamos a recapitular:
- alinhamento: correção da direção dos pneus em relação ao volante;
- balanceamento: correção da distribuição do peso nas rodas;
- rodízio: técnica para evitar o desgaste desigual dos pneus;
- calibragem: regulagem da pressão de ar nos pneus;
- cambagem: correção do alinhamento dos pneus em relação ao eixo vertical;
- convergência e divergência: correção do alinhamento dos pneus quanto ao eixo de simetria;
- caster: inclinação do pino mestre quanto ao plano vertical.
Lembre-se da importância de prevenir os problemas do seu carro ou da sua moto. E se pensa em comprar ou vender um veículo, tira suas dúvidas sobre a vistoria veicular e como funciona para transferência de veículos.
Muito bem, agora você já sabe mais sobre alinhamento e balanceamento! Continue acompanhando nossas publicações por aqui para garantir informações sobre como manter o bom funcionamento do seu veículo.