5 formas de poupar dinheiro mesmo ganhando pouco

É comum ter dificuldades de economizar quando a renda é pequena, ainda assim é possível poupar dinheiro mesmo ganhando pouco, veja só.
Poupar dinheiro com disciplina

É comum ter dificuldades de economizar com uma renda mensal pequena. Ainda assim, existem caminhos para poupar dinheiro mesmo ganhando pouco.

É verdade que quando o dinheiro é escasso, o desafio de poupar é maior, já que as obrigações financeiras mensais acabam por tomar boa parte da renda. Porém, não é impossível adotar uma postura mais econômica em relação às finanças.

Outro ponto fundamental é ter noção da importância de contar com uma reserva financeira que auxilie você em situações emergenciais ou em casos de imprevistos.

Então, para nortear tudo isso, vamos rever alguns passos de educação financeira que podem ajudar, desde que se possa contar também com disciplina, esforço e foco. Veja agora cinco formas de poupar dinheiro mesmo mesmo ganhando pouco.

Índice

1. Registre e controle os gastos

2. Defina objetivos financeiros

3. Faça uma reserva financeira

4. Faça investimentos

5. Planos de consórcio são alternativas

Registre e controle os gastos

Um ponto essencial que vai lhe permitir ter melhores condições para economizar dinheiro é registrar todos os seus gastos.

Registro e controle dos gastos

Ter o conhecimento de todos os seus ganhos e gastos mensais vai possibilitar que você tenha uma visão mais ampla das suas finanças. Pode ser assustador de início, mas de imediato você vai notar que precisa fazer alguns cortes.

Observando os gastos assim, todos juntos, vai dar uma dimensão real dessas saídas e, assim, você poderá contabilizar cada movimentação.

Quem deseja economizar dinheiro deve ser extremamente disciplinado e atencioso às suas finanças, a ponto de saber detalhadamente quanto entra e quanto sai, do bolso ou da conta bancária.

O controle financeiro nada mais é do que esse conhecimento de suas transações mensais. Consequentemente, fica fácil identificar quais são as despesas essenciais e quais as acessórias, e poder fazer alguns cortes.

Defina objetivos financeiros

Definindo objetivos financeiros

Considerando-se que você já registrou e organizou, mesmo que ainda superficialmente, as suas finanças, eliminando os gastos desnecessários, já é hora de estabelecer algumas metas para o uso do dinheiro.

Você pode determinar com clareza, por exemplo, qual parte da sua renda é destinada ao pagamento das despesas fixas essenciais, tais como água, luz, moradia e alimentação.

Se existirem dívidas, outra porcentagem da renda pode ser direcionada para essa prioridade. Se ainda houver disponibilidade, você ainda podem dedicar um percentual a despesas de lazer.

Leia também: Como juntar dinheiro para comprar um carro ou uma casa?

Faça uma reserva financeira

Reserva financeira

Um coisa é certa: “esperar o dinheiro sobrar” para iniciar o hábito de poupar é equívoco.

Se o hábito de guardar dinheiro não for prioridade, naturalmente os custos adicionais que aparecerem vão sempre impactar o seu orçamento e eliminar suas reservas.

Dessa forma, é interessante que você estipule uma quantia realista de dinheiro para poupar todos os meses. De preferência, que possa ser separada logo que entrar o salário. Essa atitude é essencial para colocar em prática um adequado planejamento dos recursos financeiros.

Faça investimentos

Investir dinheiro é um recurso cada vez mais simples e acessível, possibilitando que você multiplique o seu patrimônio de maneira segura. Isso porque não é preciso investir grandes quantias.

O investimento é uma forma de poupança, na medida em que o seu dinheiro é aplicado em produtos rentáveis e confiáveis, podendo proporcionar ganhos futuros.

Planos de consórcio são alternativas

Os consórcios são ótimas estratégias para se poupar dinheiro mesmo ganhando pouco, porque obrigam você a reservar, sistematicamente, uma quantia para a compra de um bem.

É um compromisso firmado perante uma administradora e os seus consorciados, cujo cumprimento das obrigações financeiras é item essencial para que todos os consorciados sejam contemplados.

Dessa forma, investir em um plano de consórcio é uma opção viável e promissora para quem deseja se organizar financeiramente, uma forma de poupar uma parte dos seus recursos.

E então, já tentou colocar em prática algumas das iniciativas citada para poupar dinheiro mesmo ganhando pouco? Não desanime, em vez disso acesse nosso site e veja as opções disponíveis e faça uma simulação de consórcio conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *