Manutenção preventiva: saiba como manter seu carro em boas condições

Tome alguns cuidados para preservar o bem adquirido com esforço. Para o carro, é fazer a manutenção preventiva. Entenda a impotância.
Manutenção preventiva carro

Quando você adquire um carro próprio, é natural se sentir satisfeito e recompensado por um investimento financeiro que vai proporcionar benefícios no seu cotidiano. Mas é fundamental ter em mente que esse esforço para aquisição do bem implica tomar alguns cuidados com o próprio bem, que para o carro é fazer manutenção preventiva.

Isso porque, como sabemos, todo veículo tem custos de manutenção, incluindo despesa com combustível, troca de acessórios e consertos. Sem falar nas taxas que devem ser pagas para garantir a sua circulação.

Aproveite para aprender a calcular o consumo de combustível do seu carro.

Sendo assim, o mais provável é que um valor significativo do seu orçamento mensal tenha que ser direcionado para as despesas do carro. Por isso, qualquer empenho na tentativa de aliviar essa despesa vale a pena.

Nesse sentido, a manutenção preventiva é uma alternativa para prevenir problemas no seu carro, que acaba saindo mais barato do que fazer consertos. Entenda esse tipo de precaução e descubra por que é tão importante.

Índice

1. O que é manutenção preventiva?

2. Quais são os problemas mais comuns em um carro?

3. Quais itens devem ser vistos na manutenção preventiva?
3.1 Itens de troca obrigatória
3.2 Itens de inspeção obrigatória

4. Quais as vantagens da manutenção preventiva?

5. Checklist de manutenção preventiva

O que é manutenção preventiva?

O que é manutenção preventiva?

Como o próprio nome sugere, é por meio da manutenção preventiva que se busca prevenir e se antecipar ao surgimento de eventuais problemas que afetem o bom funcionamento do veículo.

A partir da verificação dos itens do carro, é possível realizar intervenções que evitem questões como avarias, desgastes, assim como quebras de peças ou sistemas.

Logo, o papel da manutenção preventiva é prever problemas que possam aparecer no carro e solucioná-los antes que eles apresentem riscos à segurança dos condutores e passageiros.

É bom destacar que não existe um período estipulado para que a manutenção seja feita. E ela também não é feita de maneira aleatória.

Geralmente é possível encontrar no manual do proprietário do veículo, assim como em outros meios de consulta, as recomendações a respeito da revisão periódica, que leva em conta a durabilidade das peças, bem como o tipo e o modelo de carro.

Quais são os problemas mais comuns em um carro?

Quais são os problemas mais comuns em um carro

Peças como filtros de ar, fluido de freios, discos, pastilhas e equipamentos de freio, assim como filtro de combustível e sistema de arrefecimento, devem ser observadas com frequência, já que são fundamentais para a segurança do seu carro.

Também é indispensável acompanhar com regularidade o desempenho de alguns elementos muito exigidos cotidianamente pelo veículo. Alguns deles são:

  • pressão de ar;
  • desgaste dos pneus;
  • nível de óleo do motor;
  • funcionamento das luzes e buzina.

Quais itens devem ser vistos na manutenção preventiva?

Não esqueça de observar também as condições dos equipamentos de segurança como triângulo, macaco e estepe.

Os itens que integram a manutenção preventiva de carros se classificam em dois tipos:

  • itens de troca obrigatória;
  • itens de inspeção obrigatória.

Aproveite para saber mais sobre Vistoria veicular: como funciona para transferência de veículos.

Itens de troca obrigatória

Nos de troca obrigatória estão enquadrados o óleo do motor e o filtro de ar, por exemplo.

Trata-se de fluidos e peças que apresentam data de validade e que se degradam com o uso. Dessa forma, esses são itens que devem obrigatoriamente ser substituídos quando alcançarem o período estimado de funcionamento ou a quilometragem indicada.

Itens de inspeção obrigatória

Por sua vez, os itens de inspeção obrigatória são aqueles que devem ser conferidos com periodicidade para avaliar o seu estado e funcionalidade. Embora eles também se degradem com o tempo e o uso, são mais difíceis de prever quando isso vai acontecer.

Se enquadram nesses casos as embreagens e as palhetas dos limpadores de para-brisa, por exemplo, onde a vida útil de ambos vai depender de diversos fatores.

Nesses casos em específico, a substituição só é recomendada se a inspeção identificar que as características originais dos equipamentos foram perdidas.

De uma maneira geral, os itens mais comuns de troca obrigatória, dependendo do modelo do veículo e das características do equipamento, são:

  • alinhamento dos pneus;
  • correias;
  • filtros;
  • pneus;
  • velas.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

A principal vantagem de realizar uma manutenção preventiva é economizar dinheiro com o seu carro. Uma boa e regular manutenção preventiva evita que uma manutenção corretiva, sempre mais cara, seja realizada.

Além disso, um carro desregulado tende a consumir mais combustível e desgastar mais rápido as suas peças, onerando sem necessidade o seu bolso.

Outra vantagem considerável proporcionada pela manutenção preventiva é garantir que o seu carro esteja seguro para conduzir.

Tudo em um carro é programado para funcionar em conjunto. Logo, se um componente ou uma peça apresenta um desgaste ou perda de desempenho que comprometa o funcionamento do veículo, a sua segurança ao dirigi-lo pode estar em risco.

Checklist de manutenção preventiva

Checklist de manutenção preventiva

Se um veículo novo tiver sido adquirido, você pode consultar no manual do proprietário a tabela dos itens que devem ser verificados a cada revisão.

Já no caso de compra de um veículo usado, o mais indicado é verificar o histórico de manutenções realizadas, garantindo que nenhum item tenha deixado de ser averiguado.

Gostou de saber mais sobre manutenção preventiva para automóveis? Que tal dar o primeiro passo para o projeto “carro novo na garagem”? Faça uma simulação de consórcio de carro agora e confira suas possibilidades conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *