Você precisa dar atenção a alguns pontos quando contratar um consórcio. Tanto a taxa de administração, quanto os benefícios adicionais, que variam de acordo com a administradora de consórcios, são informações que ajudam a proteger seu investimento. E, nesse contexto, entra o seguro do consórcio.
Pode parecer um tema complicado para quem deseja adquirir um bem através dessa modalidade, no entanto é mais fácil do que parece. Vamos explicar agora como funciona, quais as vantagens e por que ter atenção.
Índice
3. Em que é preciso ter atenção?
5. Como acionar o seguro de consórcio?
Como funciona?
Assim como em outras alternativa de seguridade, o seguro de consórcio busca proteger você contra imprevistos no futuro. Contudo, isso não vale para problemas que venham a surgir com o bem consorciado, como a batida de um carro.
O seguro do consórcio é voltado para situações que possam impedir do consorciado de conseguir pagar as parcelas. Algumas das mais comuns são:
- atraso na mensalidade: caso ocorram dificuldades temporárias que gerem inadimplência, o seguro cobre determinadas mensalidades;
- perda do emprego: funciona como uma espécie de “seguro-desemprego”, garantindo que parcelas sejam pagas em situações assim.
- em caso de morte do consorciado: é repassado a um terceiro, como alguém da família, tornando-o beneficiário. Assim, parte das parcelas são pagas pelo seguro.
Quanto custa?
O valor médio fica entre 0,1% e 0,2% de cada parcela mensal, mas esse valor pode variar bastante de caso a caso.
O cálculo pode estar atrelado ao valor total do bem ou da carta de crédito, assim como à quantidade de parcelas a serem pagas, além dos créditos negociados no grupo de consórcio. Pode também ter relação com outros fatores especificados pela administradora do consórcio contratado.
Leia também: Taxa de administração de consórcio não se compara com juros, tire suas dúvidas.
Em que é preciso ter atenção?
Verifique sempre as cláusulas da contratação, que inclui o cálculo do valor do seguro. Saiba que parte das administradoras incluem o valor do seguro nas parcelas, apresentando direto na tabela de vendas., mas basta consultar para saber a respeito.
Pedir essa explicação sobre a cobrança vale a pena, pois você vai entender que, ao incluir o seguro nas parcelas, as administradoras conseguem alíquotas abaixo do valor de mercado e o plano de consórcio fica mais atrativo.
Quais as vantagens?
São inúmeras as vantagens, mas a principal delas é a proteção contra a inadimplência. Afinal, mal sabemos como será o dia de amanhã, além disso qualquer país pode enfrentar momentos de instabilidade econômica ou política com desdobramentos na vida financeira da população.
Outras vantagens que podemos enumerar são:
- valor acessível: na verdade, é quase irrisório se considerar o benefício que traz;
- tempo para lidar com imprevistos;
- garante o acesso ao bem: porque impede que imprevistos afetem seu planejamento;
- facilidade de contratação: ocorre na hora da assinatura do consórcio.
Como acionar o seguro de consórcio?
Basta entrar em contato com a administradora do consórcio.
Caso o titular tenha falecido, o seguro pode ser acionado por algum familiar, que vai dar seguimento ao processo. Na sequência, a própria administradora vai orientar o que mais é preciso para ativar o seguro.
Após a análise da seguradora, as ações vão ser iniciadas. Vale destacar que ter conhecimento do que é assegurado na contratação ajuda a não perder tempo com o processo em determinados sinistros.
E então? Conseguiu entender melhor como funciona e o que envolve o seguro de consórcio? Tire outras dúvidas entrando em contato conosco agora ou já faça uma simulação de consórcio e veja como funciona.