O combustível está caro e quem precisa rodar com seu veículo acaba tendo de encontrar alternativas para fazer o combustível durar mais.
É por essa razão separamos algumas dicas para economizar a gasolina, afinal quanto menos gastos desnecessários, melhor. Além do mais, incorporar alguns hábitos vão fazer você economizar também no futuro.
Índice
2. Mantenha o ar condicionado desligado
4. Evite excesso de peso no porta-malas
6. Evite andar com vidro aberto
7. Atente para a troca de marcha
1. Acelere suavemente
Evite pisar fundo o acelerador. A razão é simples: o motor trabalha à combustão. A gasolina entra numa câmara, passa por pressão, “explode” e movimenta um pistão.
Então, quanto mais você pisa o acelerador, mais rápido isso acontece e a gasolina entra nessa câmara. Por isso, vá com calma e evite aceleradas bruscas. Essa é a dica mais importante para economizar combustível.
Leia também: Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu carro.
2. Mantenha o ar condicionado desligado
O carro não funciona só a partir do combustível. Possui também uma bateria, necessária a vários de seus componentes, como o farol, o rádio e outros.
E também o ar condicionado e o motor. O que quer dizer que manter os dois ligados ao mesmo tempo exige mais. Tanto do motor, quanto do ar e da bateria, gastando mais combustível.
3. Calibre os pneus
Assim como outros tipos de cuidados, calibrar os pneus não economiza apenas gastos com a manutenção do veículo, mas também com o combustível.
Aproveite para saber mais sobre: Manutenção preventiva, como manter seu carro em boas condições.
Uma diferença de 20% na calibragem dos pneus pode aumentar em até 10% o consumo. Isso, aliado ao gasto maior e mais frequente que você vai ter para repor os pneus, não colabora com o orçamento.
4. Evite excesso de peso no porta-malas
Já reparou como os carros de corrida removem tudo que é peso desnecessário do veículo? Isso é porque quanto mais peso, mais trabalho o motor tem que realizar para cumprir sua função.
No caso desse exemplo, o problema é a velocidade. Mas no nosso, é o gasto de combustível, que aumenta. Por isso, carregue no seu carro apenas o essencial.
5. Otimize o trajeto
Primeiro, saiba que as paradas (como cruzamentos e semáforos), pontos de maior trabalho (como ladeiras) e tempo gasto desnecessariamente (como nos engarrafamentos): tudo isso desperdiça combustível.
Depois, é claro que em certas ocasiões não temos escolha. Porém, se você tiver oportunidade, planeje seu trajeto, mesmo que seja um percurso diferente daquele apontado pelo seu aplicativo de GPS.
6. Evite andar com vidro aberto
Se lembra da dica sobre o ar condicionado? Pois é, isso é relativo: em viagens longas e que você pretende andar a mais de 100 km/h, por exemplo, é mais econômico usar o ar condicionado do que manter o vidro aberto.
A razão é a seguinte: nesse caso o vidro aberto prejudica muito a aerodinâmica. Isso significa que o vento oferece mais resistência e exige mais trabalho do motor.
Leia também: Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu carro.
7. Atente para a troca de marcha
Da mesma foram que você deve pisar o acelerador suavemente, deve também tomar cuidado com a troca de marcha.
As marchas influenciam nas rotações do motor. Para otimizar esse processo, troque-as em giros baixos: 2000 rpm está ótimo. E mais uma vez: ande devagar. Um carro a 80 km/h geralmente gasta 20% a menos combustível do que um a 100.
Viu só como existem algumas formas de fazer o combustível durar mais? Acesse o nosso blog e veja outros materiais interessantes. E se está planejando a compra de um veículo, conheça as possibilidades de consórcio disponíveis. Primeiro, faça uma simulação de consócio de carro ou consórcio de moto em nosso site, já vai te ajudar bastante!