Pagar o consórcio em dia não é só uma forma inteligente de cumprir o seu planejamento para uma aquisição, mas também uma maneira de conseguir vantagens.
Além de evitar multas e outros problemas decorrentes do atraso, o pagamento em dia evita a perda de bens e a inclusão nas listas de órgãos de proteção de crédito. Veja mais informações a respeito.
Índice
1. Pode atrasar o pagamento do consórcio?
2. Exclusão do grupo e multa para os atrasados
3. É possível perder o bem incluído como garantia
4. Posso utilizar o bem para pagar a dívida?
5. Vantagens de pagar o consórcio em dia
Pode atrasar o pagamento do consórcio?
As regras de pagamento do consórcio variam de acordo com a vontade dos organizadores, porém, no geral, não é permitido o atraso do valor. Na maioria das situações, o máximo tolerado é um atraso de 2 meses na quitação da dívida.
Vale destacar que, quem atrasa o pagamento, normalmente perde o direito de participar do sorteio em assembleia. Por isso, é importante manter as contas em dia e não atrasar o pagamento das parcelas, pois isso também afeta os outros participantes.
Exclusão do grupo e multa para os atrasados
Além de não poder participar do sorteio, quem atrasa o pagamento também sofre outras penalizações. Uma delas é a exclusão do grupo, não sendo possível recuperar o valor, tendo em vista que a taxa de administração, na maioria dos casos, não é ressarcida.
Outro ponto a ser destacado é que a carta de crédito é cancelada no caso dos atrasados, para não dar a eles o direito de usufruir dos benefícios do sorteio.
Além disso, existe um valor de multa a ser pago, que varia de acordo com o caso, mas pode ser de:
- 1% de juros de mora;
- 2% de multa por atraso (calculado com base no valor da mensalidade).
É possível perder o bem incluído como garantia
Para aqueles que já foram contemplados, mas que deixaram de pagar as parcelas, o ônus pode ser maior. Nesse caso, é bem provável que o indivíduo perca o bem incluído como garantia, para quitar o valor restante das mensalidades.
Além disso, a atitude também faz com que o nome do pagador seja incluído na lista de maus pagadores de órgãos de proteção de crédito, como o Serasa. Isso dificulta na aquisição de produtos como cartão de crédito e financiamentos, por exemplo.
Quer descobrir se um consórcio é confiável? Aproveite para ler: Como saber se um consórcio é confiável e evitar fraudes.
Posso utilizar o bem para pagar a dívida?
Caso o consorciado pare de pagar, mas resolva voltar ao consórcio, existe a possibilidade disso acontecer. A grande questão aqui é que é necessário que ele quite os valores que ficaram atrasados, não sendo possível ignorar esse ponto.
Caso seja mais confortável para o pagador, e a administradora de consórcio permita, também existe a possibilidade do valor ser diluído no decorrer das parcelas. Com isso, a reativação acontece.
Vantagens de pagar o consórcio em dia
As vantagens de pagar o consórcio em dia são as de evitar que tais situações desagradáveis aconteçam. Ao pagar suas contas com regularidade, você logo deve ser contemplado e receber o bem que deseja.
O consórcio não tem juros, tem parcelas de valores baixos, e é uma das melhores modalidades de compra disponíveis no mercado atual. Basta encontrar encontrar a opção com as melhores condições de compra.
Quer conhecer saber mais sobre o consórcio e entender a burocracia mínima? Então, não deixe de fazer uma simulação de consórcio em nosso site.
.