5 dicas essenciais para morar sozinho

A conquista de mais espaço e liberdade é um marco, mas envolve muitas responsabilidades. Veja cinco dicas essenciais para morar sozinho.

Conquistar um espaço para chamar de seu é um passo importante na vida de uma pessoa, pois significa a conquista de espaço, de mais independência e de liberdade. Entretanto, morar sozinho exige planejamento para evitar frustrações.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para quem quer dar esse grande passo, mas ainda está na fase de planejamento. Essas dicas vão ajudar a se organizar melhor, veja a seguir.

Índice

1. Mantenha sua vida financeira organizada

2. Tenha uma reserva financeira

3. Escolha bem o local

4. Saiba seus gastos

5. Crie uma rotina

1. Mantenha sua vida financeira organizada

Mantenha sua vida financeira organizada

Quando uma pessoa vive sozinha é mais importante ter responsabilidade sobre a organização das finanças, pagar suas contas e gerir suas despesas.

Isso porque o atraso no pagamento de algumas despesas podem gerar transtornos e complicar bastante a rotina.

Escolher bem onde gastar o dinheiro e gastar de forma consciente é primordial para quem vai se mudar para morar sozinho, pois esse cuidado diminui as chances de situações difíceis.

É claro que imprevistos sempre acontecem, mas uma pessoa com as finanças bem geridas passam por eles com maior facilidade.

Nós já conversamos, em nosso blog, sobre como equilibrar suas finanças e ter uma vida mais tranquila. Esse equilíbrio será o diferencial para ser feliz nessa nova fase que é morar sozinho.

2. Tenha uma reserva financeira

Por mais que o orçamento seja apertado e não sobre quase nada ao final do mês, manter uma reserva de emergência é fundamental para lidar bem com imprevistos e tempos de crise.

Mesmo que não seja muito, vale a pena se esforçar para reservar uma pequena parte da sua renda para esse fim. Seria uma espécie de Reserva de Emergência, feita com o dinheiro guardado.

Afinal, nunca sabemos quando uma doença pode aparecer, algum item da sua casa pode quebrar ou alguma viagem inesperada de emergência pode aparecer. Uma reserva é uma segurança.

3. Escolha bem o local

Escolha bem o local

Existem muitos fatores relevantes na hora de escolher onde você irá morar. Podemos citar, por exemplo, a proximidade com o local de trabalho, a segurança do bairro, a rede de transporte público disponível, entre muitas outras coisas.

Para que você se sinta bem morando sozinha na sua nova casa é preciso se atentar a todos esses detalhes.

Algumas pessoas, por exemplo, abrem mão de morar perto do trabalho para ter maior segurança, mas isso é uma opção pessoal e somente você saberá suas prioridades.

4. Saiba seus gastos

Saiba seus gastos

Quem nunca morou sozinho pode ter uma surpresa em relação aos gastos necessários para tal empreitada.

Então, antes de se mudar, faça um levantamento detalhado dos seus gastos e saiba qual será o valor real necessário para bancar. Inclua gastos fixos e os variáveis, chegando a uma estimativa mais aproximada possível.

5. Crie uma rotina

Depois que já se mudou, ter uma rotina de limpeza, organização e cuidado com a casa é fundamental.

Geralmente, as pessoas não tem tanta atenção a esses pormenores quando vivem em grupo numa mesma casa. Afinal, enquanto não elas próprias a fazer a limpeza, muita coisa passa despercebida.

Mas morando sozinho, fica tudo evidente e é necessário manter uma rotina para garantir organização e higiene.

Acesse nosso site e faça uma simulação de consórcio imobiliário! Estamos sempre disponíveis, inclusive via WhatsApp, para tirar suas dúvidas e te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu caso.