Saber quando trocar pneus do carro pode parecer simples, mas nem todo condutor está atento em relação a aspectos importantes da manutenção dessa do veículo.
Além disso, por parecer algo mais simples, muitas pessoas acabam adiando as revisões, bem como se esquecendo de realizar a troca preventiva dos pneus, o que não é nada bom.
Portanto, entenda definitivamente qual o momento certo de trocar o pneu do carro, conferindo aqui os princípios básicos da manutenção de pneus, assim como dicas infalíveis para saber quando trocá-los.
Índice
1. Princípios básicos da manutenção de pneus
5. Não hesite em procurar um profissional
Princípios básicos da manutenção de pneus
No geral, são muitas variáveis que influenciam na vida útil dos pneus.
Entretanto, não há como saber com perfeição o momento exato da troca, já que isso depende do modelo do carro, do pneu, do clima, dos hábitos do condutor, dentre outros fatores.
Porém, é possível pensar previamente sobre alguns princípios básicos que com certeza te ajudarão a compreender melhor essa questão. Veja quais são:
- inspeção profissional uma vez por ano: para todos os casos esse é um padrão que determina que depois dos cinco primeiros anos de uso os pneus devem ser submetidos a inspeção profissional;
- troca obrigatória a cada 10 anos: uma dica importantíssima para evitar maiores problemas é realizar a troca dos pneus obrigatoriamente a cada 10 anos, embora eles pareçam em bom estado;
- cumprir recomendações do fabricante: dê atenção às recomendações de troca de pneu da própria fabricante, isso pode ser uma ajuda e tanto!
O que desgasta os pneus?
Para entender como a manutenção dos pneus deve ser feita, é importante também conhecer os fatores que desgastam os pneus.
Então, tenha atenção aos seguintes fatores:
- desgaste proveniente do uso: idade, danos;
- fatores externos: lombadas, obstáculos, buracos etc.;
- fatores climáticos: altas temperaturas, exposição à chuva, gelo ou neve, produtos químicos, exposição a raios solares;
- maus hábitos dos condutores: falta de manutenção com profissional, circulação em vias acidentadas, frenagens bruscas, arranques velozes, excesso de velocidade.
Agora, aproveite para saber também sobre quando trocar os filtros do carro: conheça os principais e saiba quando fazer a troca.
Dica importante: TWI
Uma técnica infalível para identificar a vida útil dos pneus é se utilizar do indicador de desgaste de rodagem, em inglês: Tread Wear Indicator (TWI).
Portanto, esses indicadores formam pequenos ressaltos de 1,6mm nos sulcos dos pneus. Assim, quando a superfície do pneu fica paralela ao indicador TWI, significa que já está na hora de trocá-lo.
Como inspecionar o pneu?
Para checar o pneu e garantir que está tudo nos conformes, siga essas dicas:
- Verificar a calibragem do pneu a cada 15 dias;
- Verificar o desgaste da banda de rodagem através de um medidor de profundidade.
Não hesite em procurar um profissional
Então? Gostou de entender esses conceitos e conhecer boas? Pois temos certeza que a manutenção do seu pneu será feita da melhor maneira possível!
Porém, em todos os casos, caso haja alguma dúvida, não hesite em procurar um profissional da área, ele saberá como melhor te guiar!
E com as orientações dadas aqui, nós do Consórcio Eldorado esperamos ter ajudado. Em mais de 40 anos de operação, já são mais de 100 mil pessoas contempladas. Seja a próxima, comece fazendo uma simulação de consórcio de carro em nosso site.