Desde 2010, os brasileiros reconhecem novembro como o mês da Black Friday, dia de promoções e descontos para uma grande variedade de produtos. Porém, vale muito a pena rever alguns pontos antes de fazer suas escolhas.
Isso porque a onda de empolgação é o plano de fundo perfeito para golpes. Não pode acaso, ocorre um aumento considerável de ações de golpistas. Só nessa edição, a expectativa é de que os crimes relacionados a compras online tenham um crescimento de 52%, segundo dados da ClearSale.
A compra por consórcio, por exemplo, é uma negociação segura que não envolve riscos, além de ser um investimento extremamente vantajoso. Então, para ajudar a comprar com segurança, separamos sete dicas abaixo.
Índice
1. Verifique se o site é confiável
2. Pesquise a reputação da loja
3. Priorize pagamentos com cartão de crédito
4. Não use redes wi-fi públicas
6. Verifique as políticas de troca e cancelamento da loja
7. Documente a oferta e a sua compra por meio de capturas de tela
1. Verifique se o site é confiável
Sites falsos são criados especialmente para capturar dados pessoais e bancários do cliente. Como são idênticas à página original, essas cópias enganam facilmente usuários desatentos.
Para verificar se um site é confiável, preste atenção ao endereço da página. Como ele não pode ser reproduzido, normalmente os criminosos adicionam ou retiram uma letra para passarem despercebidos.
2. Pesquise a reputação da loja
Esta é uma forma fácil de evitar golpes, ainda mais porque existem sites que ajudam os consumidores a saber da reputação de uma loja. Reclame Aqui e consumidor.gov.br são dois bons exemplos.
Basta pesquisar o nome da loja para descobrir uma série de informações sobre ela, como qualidade do serviço, postura diante de problemas, relacionamento com clientes, demora na entrega e por aí vai.
Leia também: Como saber se um consórcio é confiável e evitar fraudes.
3. Priorize pagamentos com cartão de crédito
A melhor forma de pagamento de compras online é o cartão de crédito. Além de prático, é mais seguro do que outras opções, pois permite ao cliente cancelar a compra ou mesmo o cartão em caso de golpe.
Já o boleto bancário não é recomendado por ser fácil de falsificar e difícil de identificar, o que leva o cliente a pagar por um produto que não irá receber. Depósitos e transferência também devem ser evitados.
4. Não use redes wi-fi públicas
A dica é dar preferência à rede doméstica, então use a rede de dados do celular ou wi-fi do trabalho. Redes sem fio de espaços públicos são muito visadas por hackers, os quais podem interceptar a conexão do cliente com a loja e acessar seus dados pessoais e bancários.
5. Confira se a loja existe
Algumas dicas são fundamentais na hora de verificar se a loja realmente existe ou se é uma falsificação com objetivo de roubar dados e dinheiro dos clientes.
Além de observar detalhes como design e funções na página (tente clicar em campos diferentes para ver se funcionam), é importante confirmar a presença do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o RG da empresa – e a identificação de site seguro feita pelo próprio navegador.
6. Verifique as políticas de troca e cancelamento da loja
A Lei do E-Commerce determina que todo consumidor tem direito a devolver ou trocar um produto. Nesse sentido, as lojas devem ser claras sobre seu procedimento nessas situações, deixando as informações visíveis e de fácil acesso.
Desconfie de páginas em que essas informações não estejam à vista.
7. Documente a oferta e a sua compra por meio de capturas de tela
Por fim, mas não menos importante, a dica é documentar todo o processo de compra e contato com a loja.
Uma forma fácil de fazer isso é capturar a tela do celular em diversos momentos, como a página do produto com as informações apresentadas e as promoções recebidas.
Com esse material, fica mais fácil se defender em caso de golpes ou cobranças indevidas.
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