A bobina de ignição é uma peça essencial para o funcionamento dos veículos com motores a combustão, independentemente do tipo de combustível utilizado. Ela é a responsável por fornecer a voltagem necessária para que as velas de ignição gerem a faísca que irá queimar o combustível.
Sendo assim, problemas com essa peça podem causar muita dor de cabeça. Nesses casos, o conserto é uma opção? Ou é melhor fazer a troca? Entenda agora.
Índice
1. Para que serve e qual a função da bobina de ignição?
2. Qual a vida útil de uma bobina de ignição?
3. Principais sintomas de que a bobina de ignição está com problemas?
4. O que fazer em caso de problemas na bobina de ignição?
5. Quando trocar a bobina de ignição?
Para que serve e qual a função da bobina de ignição?
Ela é responsável por receber um sinal elétrico da bateria e transformá-lo em alta tensão.
Em seguida essa energia é repassada para as velas que produzem a faísca que dará início a queima da mistura ar-combustível.
Qual a vida útil de uma bobina de ignição?
Gira em torno dos 200 mil quilômetros rodados. Entretanto, alguns fatores podem reduzir seu tempo de vida. Por exemplo, as condições de uso do veículo e a falta de manutenção dos cabos, alternador e das velas.
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Principais sintomas de que a bobina de ignição está com problemas
Sem essa peça o carro não anda! Por isso, é importante manter a peça sem boas condições. Aqui, mostraremos alguns sintomas de que ela está com problemas. Veja quais:
- dificuldades em dar a partida: o carro demora a ligar, principalmente no frio;
- tiros no escapamento;
- maior consumo de combustível: quanto menos energia chegam as velas, mais combustível é necessário para fazer a queima;
- motor engasgando: principalmente quando o carro estiver em alta velocidade.
O que fazer em caso de problemas na bobina de ignição?
Seu carro apresentou alguns desses problemas, é sinal de que o bobina de ignição está comprometida. O ideal é procurar uma oficina mecânica para fazer o conserto.
Saiba que é possível fazer o reparo da peça. Ela precisaria passar por um processo de remanufatura para corrigir as falhas.
Entretanto, esse é um serviço caro, assim ele é mais utilizado para o conserto de carros antigos, cujos modelos de bobina não são mais encontrados no mercado.
Quando trocar?
Se o carro já rodou mais de 200 mil quilômetros, a bobina deve ser trocada.
Isso porque essa peça precisa estar trabalhando na sua melhor forma para que o carro funcione corretamente. Assim, se o veículo apresentar qualquer um dos sintomas indicados anteriormente, providencie a troca.
O serviço da troca da peça não é caro, gira em torno de R$40,00 a R$80,00 dependendo da oficina. Entretanto, é o valor da peça que vai causar uma diferença maior no preço final da troca.
Dependendo do modelo do veículo, os preços variam entre R$ 100 e R$ 500. Além disso, é recomendado fazer essa troca nos carros que possuem mais de uma.
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