Como saber se é a hora de trocar de carro? Veja 6 sinais

Veja alguns sinais que indicam se é hora de trocar de carro, inclusive a troca pode ser uma forma de economia. Saiba mais.

Não resta dúvida que um carro torna a rotina muito mais prática. Ainda mais agora, em tempos de pandemia, o carro é sinônimo de segurança. Mas você sabe quando é a hora de trocar de carro?

Será que chegou a hora certa de trocar o seu automóvel? Se você está com dúvida, saiba que existem alguns fatores que devem ser considerados e que ajudam a tomar uma decisão mais assertiva.

Índice

1. Quantidade de quilômetros rodados
1.1 Frequência da manutenção
1.2 Manutenção muito cara
1.3 Desvalorização do veículo
1.4 Término da garantia
1.5 Aumento na renda

Quantidade de quilômetros rodados

Quantidade de quilômetros rodados

A quilometragem é um dos principais fatores para considerar na hora de decidir trocar de carro. Os quilômetros que o seu carro já rodou dão um panorama do uso e, consequentemente, do desgaste.

Não que isso signifique o carro esteja velho, mas quanto maior, mais previsível é o desgaste nos pneus, freios, suspensão, embreagem, além de outras partes do sistema.

Mesmo com uma quilometragem alta, você pode continuar mantendo o seu carro em bom estado, fazendo as revisões e manutenções necessárias.

Leia também: Vistoria veicular: como funciona para transferência de veículos.

Frequência da manutenção

Frequência da manutenção no carro

E por falar em manutenção, ela é outro importante norteador que você deve considerar para saber se é hora de trocar de carro.

Se você passou os últimos meses levando muitas vezes o seu carro ao mecânico, esse é um forte indício de que chegou a hora certa de realizar a troca de veículo.

Isso porque, quando o carro começa a falhar e apresentar problemas é um indicativo de gastos maiores para o proprietário. É hora de calcular se um carro mais novo não reduziria esses custos extras com manutenção.

Manutenção muito cara

Outro ponto que deve ser observado é o custo de manutenção. Como falamos anteriormente, cada vez que um carro precisa dos serviços de um mecânico, isso indica também, na maioria das vezes, a troca de peças, o que encarece ainda mais a manutenção.

Quando a manutenção passa de 10% do valor do seu carro, é um grande sinal que não vale a pena. Um carro novo dá fim a esse tipo de problema e você terá, por um bom tempo, tranquilidade para aproveitar ao máximo o seu veículo.

Leia também: Alinhamento e balanceamento: o que é, quanto custa e quando fazer.

Desvalorização do veículo

Desvalorização do veículo

Infelizmente, é preciso entender e aceitar de uma vez por todas que carro não é investimento. A partir do momento que ele sai da loja, começa a perder valor no mercado.

Isso significa que você dificilmente vai conseguir vender um carro usado pelo mesmo valor que adquiriu.

Conforme o tempo de uso e os anos de fabricação vão passando, o carro sofre mais ainda com a desvalorização. É claro que nem todo mundo consegue, mas o melhor seria fazer uma troca segura após 5 anos de uso.

Término da garantia

Ao adquirir um carro zero, o comprador tem um período de garantia que pode variar de 3 a 5 anos. A partir desse período, cabe ao dono do carro arcar com as possíveis despesas de manutenção.

Caso você esteja em uma situação favorável e a garantia do seu carro chegou ao fim, esse é um bom momento para considerar a troca, mesmo em casos de quilometragem baixa.

Aumento na renda

Aumento na renda

Agora, caso você tenha notado que a sua situação se encaixa em algum dos pontos mencionados acima e ainda pôde contar com um aumento salarial, está diante do melhor cenário.

Você alia algumas necessidades individuais, proporciona maior conforto para sua família e ainda não terá problema em comprometer a sua renda, já que recebeu um aumento.

E aí, ficou convencido e planeja trocar de carro? Então, comece fazendo uma simulação de consórcio de carro conosco. O consórcio tem provado que é um ótimo investimento, por isso a procura só cresce. Acesse nosso site agora e saiba mais detalhes, ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *