Em geral, um consórcio é confiável por se tratar de uma negociação segura e possuir formas diferentes de impedir irregularidades. Porém, um medo real que as pessoas têm quando falamos de consórcio é a ocorrência de fraudes.
É claro que isso não acontece apenas na compra por meio de consórcio. Uma boa dica é verificar com atenção informações relativas à administradora de consórcios, essa pesquisa vai fazer toda a diferença.
Para entender melhor e garantir uma transação confiável para seu contrato de consórcio, confira as informações a seguir.
Índice
1. Como funcionam as fraudes de consórcio?
2. Como saber se um consórcio é confiável?
3. Escolha com segurança para evitar fraudes
4. Passo a passo para ver o registro da empresa
5. Cuidados na hora de fechar o contrato
Como funcionam as fraudes de consórcio?
Muitas empresas apresentam ótimas alternativas para consórcio. Então, o cliente fecha contrato, paga algumas parcelas e descobre que, no fim tudo, tratava-se de uma fraude. Infelizmente, podem acontecer golpes que utilizam o nome de outras empresas para enganar as pessoas.
A fraude pode funcionar assim: tudo é feito para o cliente acreditar que existe uma empresa séria por trás da venda, o CNPJ da empresa é verdadeiro, mas pode ser a cópia do número de outra empresa que existe de verdade.
Leia também: É confiável comprar por consórcio mesmo na crise?
No entanto, quando se trata de fraude, tudo não passa de uma simulação. O melhor é visitar as instalações físicas da administradora que está tentando vender o plano e verificar o site na internet, os telefones e o nome dos profissionais, todas as informações tem que bater.
Outra armadilha é optar por uma empresa que, apesar que não enganar o consorciado, não presta o serviço ideal para seu cliente. Por exemplo, não tira dúvidas, oculta condições do contrato ou não explica como funciona o plano de consórcio.
Como saber se um consórcio é confiável?
Primeiramente, a instituição deve estar registrada no Banco Central, o que a torna apta a fornecer essa carta de crédito. Afinal, é o órgão fiscalizador desse tipo de prestação de serviço, que visa trazer segurança para ambos os lados, cliente e empresa.
Escolha com segurança para evitar fraudes
Uma boa alternativa para quem deseja fechar contrato para consórcio de um imóvel, veículo, ou qualquer tipo de bem, é interessante procurar empresas que atuam no ramo. Então, uma breve pesquisa te permite encontrar as instituições da sua região.
Outra forma de recolher informação confiável e conversar com amigos e familiares que já fizeram compra por consórcio.
Passo a passo para ver o registro da empresa
E como fazer a escolha mais segura entre as empresas que você encontrou? A resposta é verificar o site do Banco Central.
Clique na sequência: Home > Estabilidade Financeira > Sistema Financeiro Nacional > Organização > Encontre uma instituição
É algo simples e rápido, que pode ser feito a partir do seu celular. Com essa verificação, já é possível dar os próximos passos e eliminar a insegurança.
Não se esqueça de verificar se a empresa aparece nos resultados da pesquisa no site oficial, isso é muito importante!
Cuidados na hora de fechar o contrato
Vamos supor que a empresa que você escolheu está correta e legalizada, aparecendo no site do órgão fiscalizador. Pois bem, chegou a hora de negociar o contrato. Dessa forma, primeiro tenha certeza de já pesquisou também sobre a reputação da instituição – isso pode ser feito de forma online também.
Assim, opte por aquela que tiver experiência no ramo, que apresentar mais vantagens quando analisar prós e contra.
Também preste atenção ao contrato antes de assinar, leia minuciosamente e se certifique de que tudo está de acordo com o que você conversou na negociação.
Esses são passos importantes para saber se um consórcio é confiável e evitar fraudes, afinal a última coisa que queremos é nosso dinheiro tão suado caindo em golpes, certo? Então, não tenha pressa para realizar seu sonho, toda cautela compensa. Aproveite para fazer uma simulação de consórcio em nosso site, se tiver dúvidas é só chamar pelo WhatsApp!