Desisti do meu consórcio, e agora?

É possível desistir de um consórcio, mas saiba antes as informações mais importantes sobre a desistência, e se realmente vale a pena.
Desistir de consórcio

Sabemos que infelizmente a desistência de um consórcio pode acontecer, seja por imprevistos financeiros, falta de planejamento ou por outros motivos que afetam a disponibilidade de pagamento das parcelas. Se esse for o seu caso, veja algumas informações importantes.

Índice

1. Posso desistir do consórcio?
1.1 Desistir em até 7 dias
1.2 No decorrer do contrato
1.3 Após ser contemplado

2. Desistência do consórcio: devolução do dinheiro
2.1 Mas quanto você recebe de volta?

3. Devo desistir?

Posso desistir do consórcio?

Sim. É permitida a desistência do consórcio, só é preciso ter atenção para o fato de existirem diferentes condições para cada situação. Inclusive no quesito da devolução das parcelas pagas. Por isso, leia com atenção antes de tomar sua decisão.

Desistir em até 7 dias

Em até 7 dias após a aquisição, a lei permite que o cliente desista do plano sem a cobrança de multas ou adicionais, havendo ainda a restituição por parte da administradora ao desistente em sua conta corrente.

No decorrer do contrato

Quando o consórcio já foi feito há algum tempo, tratamos de um outro cenário, onde o participante deve ir até a administradora e formalizar uma solicitação de desistência. No local, serão sanadas todas as dúvidas e será feito o encaminhamento do pedido.

No consórcio Eldorado, a restituição é realizada da seguinte forma: há um sorteio mensal de um inadimplente que recebe o que pagou com as devidas penalidades, e no final, os remanescentes.

Sabemos que você pode ter dúvidas a respeito das penalidades. Como elas dependem de cada situação, orientamos o contato com nosso atendimento pelos canais disponíveis em nossa página.

Após ser contemplado

Nesse caso, se o desistente ainda não tiver utilizado o prêmio da carta de crédito, ele pode facilmente realizar a chamada “descontemplação”, que também será feita por meio de solicitação na administradora.

Após isso, segue-se com o cancelamento. Porém, se o valor já tiver sido gasto, não é possível abandonar o contrato, o participante deve permanecer no grupo.

Desistência do consórcio: devolução do dinheiro

Antes, os valores já pagos eram devolvidos apenas no final do contrato, agora existe a modalidade já citada, em que um inadimplente é sorteado mensalmente entre as cotas de desistentes.

Mas quanto você recebe de volta?

O valor depende do bem contratado e do percentual existente do acúmulo de valores já pagos do grupo. Tal montante é calculado no momento do sorteio do desistente.

A quantia integral só é restituída no caso da desistência citada na primeira situação descrita, que ocorre em até 7 dias após a assinatura de início de contrato. Fora isso, são cabem as penalidades previstas no contrato de adesão.

Devo desistir?

Mesmo que haja bom planejamento, realmente pode surgir um momento de crise financeira ou outros imprevistos que o levem a desistir. Isso é permitido, porém conforme ficou claro, não é vantajoso.

Em nossos anos de atuação, é recorrente o Consórcio Eldorado contemplar seus clientes. Então, saiba que conta com toda a segurança para a negociação dos planos e que pode conversar abertamente quando surgirem dificuldades, sempre que for preciso.

Consulte nosso atendimento para tirar dúvidas e saber maiores detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *