Direção elétrica ou hidráulica? Entenda as diferenças

O mecanismo para facilitar o giro da direção muda quando se trata de direção elétrica ou hidráulica. Saiba como funciona.

Dirigir já foi uma tarefa muito mais cansativa e desgastante do que é hoje. Antes, os veículos tinham apenas o modo manual e não havia direção hidráulica ou elétrica, então o motorista precisava se esforçar muito mais para girar as rodas.

Entretanto, o surgimento da direção elétrica ou hidráulica revolucionaram a maneira de dirigir. Essas opções facilitam a vida do motorista e diminuem drasticamente o esforço que ele precisa fazer na direção.

Dirigir se tornou muito mais prazeroso, mas você sabe a diferença entre esses dois tipos de direção? Sabemos que ambas tornaram a condução do veículo mais leve, porém cada uma faz isso de uma maneira diferente. Vamos entender melhor.

Índice

1. Direção hidráulica

2. Direção elétrica

3. Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

Direção hidráulica

Direção hidráulica

Esse sistema usa fluidos hidráulicos para tornar a direção do veículo mais leve para o motorista. É preciso empregar menos força no volante para que as rodas se movimentem.

Quando o motorista gira o volante, o pinhão movimenta uma válvula, permitindo que haja uma conexão entre a abertura das válvulas e a tubulação de óleo proveniente da bomba hidráulica.

Dessa forma, de acordo com o giro do volante, a válvula direciona a pressão do óleo para o lado onde o motorista deseja virar as rodas.

Aproveite para saber também dicas para aumentar a vida útil do câmbio automático.

Direção elétrica

Direção elétrica

Com o mesmo objetivo de facilitar a direção, a direção elétrica utiliza outro mecanismo para isso, diferente da direção hidráulica. O motor elétrico é o responsável por auxiliar nas manobras das rodas, e não mais o fluido do sistema anterior.

É simples de entender: quando viramos o volante, o motor da direção elétrica começa a atuar se baseando em sensores que percebem quando o volante está sendo utilizado.

A partir daí o motor elétrico aplica uma força sobre os eixos para girar as rodas e diminuir o esforço físico que o motorista exerce.

Vale ressaltar que a força que o motor elétrico aplica é variável, a depender da velocidade em que o carro está se deslocando. Por isso, garante uma direção suave em baixas velocidades e, ao mesmo tempo, firme em altas.

Falando em experiência ao dirigir, você sabe a diferença entre um carro automático e um manual? Já conversamos sobre isso em nosso blog.

Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

A direção hidráulica deixa a condução até 80% mais leve para o motorista, tem um baixo custo de manutenção e possui um feedback efetivo sobre a tração e peso do carro.

Entretanto, é um sistema que só pode vir instalado de fábrica, exige energia do motor e tem uma tendência a apresentar mais problemas.

Já a direção elétrica gera uma maior economia de combustível, não diminui a potência do motor e permite uma direção muito firme em altas velocidades por ter variação na força aplicada.

É importante ressaltar que a manutenção é mais cara caso seja necessária.

Então? Gostou de saber mais sobre os tipos de direção e como esses mecanismos facilitam a condução? Se você pensa em comprar um veículo, não precisa adiar, o consórcio facilita a sua aquisição. Acesse o nosso site e faça uma simulação de consórcio! Ou chame a nossa equipe pelo WhatsApp para entender melhor.