Comprar um carro seminovo, usado ou zero é uma grande conquista. E quando se trata do primeiro carro na vida de uma pessoa, a questão ganha uma importância ainda maior.
É um momento de grande ansiedade e também responsabilidade. E para que tudo saia da melhor forma possível, vale a pena checar seis pontos antes de fazer a escolha definitiva. Veja quais são.
Índice
3. Estar por dentro das manutenções necessárias
4. Consultar a procedência do carro
5. Realizar pesquisa de mercado
6. O próximo passo para a realização de seu sonho
1. Avaliar o consumo
O gasto de um veículo não é apenas o seu valor. Junto o carro em si, surgem outras despesas, como o consumo, por exemplo. Antes de adquirir um veículo é importante saber quantos quilômetros, em média, ele faz por litro de combustível.
Tendo isso em mente, já é possível calcular quanto vai ser gasto com etanol, gasolina ou diesel, conforme a quantidade de quilômetros que o novo proprietário pretende andar.
Aproveite e aprenda a calcular o consumo de combustível do seu carro.
2. Considerar o seguro
Um seguro automotivo ou proteção veicular são serviços importantes para evitar de lidar com imprevistos decorrentes de acidentes ou problemas no carro.
Sendo assim, o melhor é saber conhecer alguns fatores que interferem no cálculo do valor desse serviço, veja:
- modelo do carro;
- ano de fabricação;
- perfil do motorista.
Lembrando que é possível fazer simulações para saber o valor final do seguro ou da proteção veicular.
Estar por dentro das manutenções necessárias
Todo veículo precisa de determinadas manutenções para que possa circular por aí de modo seguro. Trocar óleo, calibrar pneus e fazer as manutenções na concessionária são alguns dos cuidados necessários.
Saiba mais sobre a manutenção preventiva e como manter seu carro em boas condições.
E cada tipo de serviço realizado em um veículo tem um custo, que também deve ser pesquisado com antecedência, para que o proprietário não tenha surpresas em relação aos valores após realizar a compra.
Consultar a procedência do carro
Caso o veículo adquirido não seja zero quilômetro, é indicado revisar e a documentação dele, a fim de verificar a procedência do seminovo ou usado. Isso porque o carro pode ter passado por determinados problemas que não são visíveis.
Sendo assim, solicitar um laudo cautelar de procedência veicular ajuda no sentido de ter acesso a todas as informações anteriores do veículo.
Realizar pesquisa de mercado
Quando se está procurando um carro para comprar, é comum que sentimentos como ansiedade acompanhe o processo. No entanto, diante dessa importante decisão é preciso muita cautela.
Fazer uma pesquisa de mercado, verificando e pesquisando os modelos, valores da tabela Fipe e preços pedidos por lojas ou proprietários é de suma importância para que o valor do veículo e seus gastos extras caibam no seu orçamento.
O próximo passo para a realização de seu sonho
Uma das várias formas de se adquirir bens é por meio de consórcio. Com preços acessíveis, é possível conquistar o tão sonhado carro novo.
Então, agora que você já entende melhor o que checar antes de escolher o carro que vai comprar, que tal dar mais um passo para essa grande aquisição? Faça uma simulação de consórcio de carro agora e confira suas possibilidades conosco!