Saiba como calibrar corretamente os pneus do seu carro

Calibrar corretamente os pneus do seu carro evita problemas de funcionamento e economiza combustível, entenda como fazer sem erro.

Evitar riscos de acidentes e reduzir o desgaste de todo o material dos pneus. Tudo isso você vai conseguir ao calibrar corretamente os pneus do seu carro. Afinal, é uma prática corriqueira para quem utiliza o carro com frequência, então precisamos entender mais sobre esse processo.

Índice

1. Como uma calibragem de pneus deve ser realizada?

2. Qual a melhor frequência para calibrar os pneus?

3. Como saber a calibragem dos pneus?

4. Como fazer a calibragem, afinal?

5. Quais os riscos de não calibrar os pneus corretamente?

Como uma calibragem de pneus deve ser realizada?

Como uma calibragem de pneus deve ser realizada?

Já adiantamos que é uma atividade muito simples, porém não seguimos o mesmo processo para todos os tipos de pneus.

Então, você deve ir em busca de uma informação muito importante para calibrar os pneus, que é número ideal de pressão para o seu veículo.

Além do número de pressão, que você vai saber como encontrar logo mais, precisamos entender a frequência para realizar o processo. Isso vai depender diretamente da própria frequência de uso do carro.

Qual a melhor frequência para calibrar os pneus?

Melhor frequência para calibrar pneus

A calibragem deve ser feita geralmente a cada 15 dias, considerando alguém que use o veículo com certa frequência.

Por exemplo, aqueles que vão trabalhar de carro vários dias no decorrer do mês. Por outro lado, há os indivíduos que durante o mês saem poucas vezes com o carro.

Para eles é interessante adotar uma frequência de calibragem de 30 dias. Outro caso é possível, no qual o carro tem uma circulação constante, o que demanda maior quantidade de calibragem. Nesse último caso, você pode contar a cada 500 km rodados.

Aproveite para descobrir quando é a hora de trocar de carro, veja 6 sinais.

Como saber a calibragem dos pneus?

Além de saber a frequência, precisamos entender a calibragem específica dos pneus do seu carro. Tudo isso ajuda a evitar problemas de funcionamento e até gastos desnecessários com gasolina.

Para tal, existe um adesivo interno na tampa do combustível do carro, ou ainda, que pode estar nas portas dianteiras.

Também é possível encontrar informações no manual. Nesse espaço você vai encontrar em números os dados da pressão correta, indicada pelo fabricante, para realizar a calibragem.

Como fazer a calibragem, afinal?

Se você ainda não sabe, é muito simples. Porém, aguarde para fazer isso quando os pneus frios estiverem frios.

Depois, você vai estacionar o veículo próximo ao equipamento de calibragem e ajustar no equipamento o número da pressão correta para o pneu.

Em seguida, retire a tampa da válvula do pneu e encaixe a mangueira do calibrador na válvula.

O próprio equipamento indica quando a calibragem terminou por meio de um leve apito. Depois, basta colocar de volta a tampa da válvula e partir para o próximo pneu.

Ressaltamos também que alguns modelos de veículos podem ter a pressão diferente, considerando pneus traseiros.

Quais os riscos de não calibrar os pneus corretamente?

Risco de não calibrar pneu

Quem não realiza essa tarefa de maneira certa e na frequência indicada pode trazer riscos para o veículo. A exemplo de perda na aderência, de desencaixe do pneu da roda, instabilidade, mais esforço no motor, gasto excessivo de gasolina e muitos outros problemas.

Saber como calibrar os pneus do seu carro corretamente é fundamental não apenas para manter o carro em pleno funcionamento, como também evitar acidentes.

Então, essa prática, que é tão simples, pode te ajudar a conservar o veículo e, melhor: sua integridade física e da sua família.

Realize o seu sonho de ter o seu carro, faça uma simulação de consórcio de carro em nosso site.