O para-brisa trincado é um problema, pois se trata de um dos componentes mais importantes de um veículo. Formado por duas camadas de vidro, ele é responsável por proteger motoristas e passageiros contra a chuva, insetos e a força do vento.
Neste texto, vamos explicar se tem conserto e o que o que fazer para reparar.
Índice
1. O que pode causar um para-brisa trincado?
2. Qual a multa por rodas com para-brisa trincado?
3. Para-brisa trincado tem conserto?
4. Como é feito o reparo de um para-brisa trincado?
5. Quando é preciso fazer a troca do para-brisa?
O que pode causar um para-brisa trincado?
Os vidros utilizados como para-brisa são reconhecidos por sua resistência. Entretanto, isso não impede que ele trinque. Existem dois motivos principais que podem causar esse problema, são eles:
- choques: impactos com outros veículos ou choque com pedras e outros objetos com o carro em movimento são as principais razões de um para-brisa trincado;
- choque térmico: a variação abrupta de temperatura também pode causar trincos no para-brisa. Por exemplo, um vidro exposto ao calor do sol e que recebe um fluxo de ar frio do ar condicionado do carro.
Aproveite para entender como identificar o que pode ser cada barulho no carro.
Qual a multa por rodas com para-brisa trincado?
É importante dizer que nem todo trincado no para-brisa é passível de multa. Sendo assim, o Código de Trânsito Brasileiro determina que rodar com para-brisa com trincas maiores do que 10 cm ou fraturar circular com mais de 4 cm de diâmetro é uma infração grave.
Dessa forma, o condutor está sujeito ao pagamento de uma multa de R$ 195,23, além de perder cinco pontos na carteira (CNH) e correr o risco de ter o carro apreendido.
Para-brisa trincado tem conserto?
Andar com a trinca no vidro compromete a segurança dos passageiros, a estrutura do carro e é uma infração do Código de Trânsito. Entretanto, trocar o para-brisa não é um dos serviços mais baratos, por isso, acaba sendo adiado pelos motoristas.
Porém, em alguns casos, é possível fazer o conserto das trincas do para-brisa. Geralmente, é levado em consideração o tamanho e o local da trinca. Sendo que apenas rachaduras menores do que 10 cm são reparadas.
O ideal é procurar a orientação de profissionais especializados para saber se é possível ou não fazer o conserto.
Como é feito o reparo de um para-brisa trincado?
O reparo é muito simples. Primeiro a área da rachadura precisa ser limpa para retirar a sujeira acumulada no local.
Em seguida será aplicada uma resina que irá preencher os espaços trincados do para-brisa. A resina seca com a ação de luz ultravioleta e o processo pode levar de 40 minutos a uma hora para ficar pronto.
Quando é preciso fazer a troca?
Apesar do reparo ser possível, em alguns casos o mais indicado é fazer a troca da peça inteira. Assim, é preciso analisar o local e o tamanho da rachadura.
Rachaduras com mais de 10cm ou círculos com mais de 4 cm de diâmetro impedem um conserto de qualidade, por isso, a troca é a mais indicada.
Pensa em realizar o sonho de ter um carro? Então, faça uma simulação de consórcio de carro em nosso site. Você também pode chamar nossa equipe pelo WhatsApp para tirar dúvidas.