Uma forma de ter mais qualidade de vida na terceira idade é iniciando algumas práticas o quanto antes. Aliás, em diversos campos o planejamento é um bom caminho para quem deseja viver uma aposentadoria tranquila. Entenda melhor a seguir.
Índice
1. Saúde faz toda a diferença na terceira idade
2. A alimentação é outro pilar para a saúde do idoso
3. Vida social também é sinônimo de bem-estar
4. Cultivar habilidades é uma ótima iniciativa
5. Não podemos nos esquecer da vida financeira na terceira idade
1. Saúde faz toda a diferença na terceira idade
A qualidade de vida está presente na saúde, seja ela física ou mental, por isso investir nesse aspecto é um ótimo começo.
Então, praticar atividade física é uma das ações que pode fazer toda a diferença na vida de qualquer pessoa, inclusive para quem já enfrenta algumas condições devido ao processo de envelhecimento do corpo.
O melhor é que nunca é tarde para iniciar a prática de atividade física. Por isso, é importante procurar atendimento médico para tirar dúvidas sobre possíveis limitações e encontrar atividades que sejam interessantes para sua rotina, aliadas ao gosto pessoal.
Aproveite e conheça também 7 dicas para se preparar para a aposentadoria.
2. A alimentação é outro pilar para a saúde do idoso
Não podemos falar sobre saúde e qualidade de vida sem mencionar a alimentação, porque é o combustível diário do corpo. Especificamente na terceira idade, podem surgir quadros de doenças crônicas, bem como as mudanças de metabolismo que são comuns.
Por conta disso, o melhor é adotar uma dieta saudável, observar a ingestão dos alimentos com base nos nutrientes que eles possuem, bem como evitar os alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e consumo de sal e açúcar em excesso.
3. Vida social também é sinônimo de bem-estar
Apesar de todos os cuidados mencionados antes, uma parte fundamental que não pode ser deixada de lado é a saúde mental. Nesse sentido, cultivar uma vida social promove saúde para a mente, evita problemas como depressão, uma doença que pode surgir nessa fase.
Isso porque após anos de atividade de trabalho e vida social, nesse período da jornada a pessoa pode enfrentar situações de solidão. Nesse caso, o apoio da família na hora de promover encontros sociais é muito importante.
Fomentar o interesse em criar mais vínculos de amizade também é relevante quando a aposentadoria estiver se aproximando.
4. Cultivar habilidades é uma ótima iniciativa
A aposentadoria não é sinônimo de vida pacata, sem nenhuma atividade. Pelo contrário. Pode ser a chance de voltar a exercitar habilidades. Podemos inserir atividades que faziam parte da rotina antes ou começar novas práticas, como artesanato, hobbies, etc.
Essas atividades colaboram para promover autoestima e independência, muito importantes na terceira idade. Portanto, é interessante dirigir, sair sozinho, resolver questões rotineiras, claro, dentro da realidade da saúde, a fim de buscar uma vida mais independente e interessante.
5. Não podemos nos esquecer da vida financeira na terceira idade
Por fim, é preciso lembrar que a vida financeira faz toda a diferença pra uma terceira idade com qualidade de vida. Já que a produtividade cai nessa fase, é interessante se preparar antes que ela chegue de fato. Uma dica é investir nos bens duráveis, que podem gerar renda no futuro, como imóveis.
Entenda melhor o que significa viver de aluguel na aposentadoria.
Também é preciso investimento e elaboração de reserva de emergência. Todas essas ações fazem com que o custo de vida não seja um dos motivos para tirar o sono quando a aposentadoria chegar.
Com essas práticas você garante qualidade de vida na terceira idade e pode desfrutar de dias tranquilos para descanso e fazer o que mais gosta.
Não é tarde para seguir esses conselhos e promover um futuro melhor. Saiba mais sobre o consórcio imobiliário fazendo uma simulação em nosso site . Desde 1981 priorizamos atender a todas as necessidades e expectativas dos consorciados. Seja a próxima pessoa contemplada!