O consórcio é uma forma segura, rentável e mais acessível pela qual milhões de brasileiros conseguem realizar sonhos e adquirir bens duráveis de alto valor como motos, carros, imóveis e outros. Neste texto, vamos explicar especificamente como funciona o consórcio de moto.
Para ter certeza de que se trata de um investimento feito com segurança, o melhor é que você entenda de uma vez o que é e como funciona. Mas por hoje, vamos falar de como pode ser pago o consórcio de moto e até sobre como adiantar a retirada.
Não deixe de ler nosso conteúdo até o fim e fazer uma simulação de consórcio da moto que você tanto deseja!
Índice
2. Como é pago o consórcio de moto?
4. Como adiantar a retirada da sua moto com consórcio
O que é o consórcio moto?
Consórcio moto é um modelo de aquisição parcelada que tem condições muito favoráveis para quem deseja adquirir uma motocicleta pagando menos com total planejamento financeiro.
Na prática, é como se um consórcio fosse uma espécie de “vaquinha”. Vários clientes pagam parcelas mensais, formando um grupo do qual cada comprador é dono de uma cota. A cada mês, o consórcio sorteia uma ou mais motos para o grupo de compradores, que são contemplados e levam o veículo para casa mesmo antes de terminar de pagar.
Como é pago o consórcio de moto?
Normalmente, os consórcios de moto têm duração máxima de cinco anos, mas geralmente os compradores são contemplados pelos sorteios antes do fim da vigência das parcelas. O valor das parcelas é calculado de acordo com o preço da moto, a quantidade de mensalidades e a taxa de administração do consórcio.
O consórcio possui parcelas que cabem no seu bolso e é indicado principalmente para aqueles compradores que têm um planejamento financeiro mais bem desenhado, podendo dispor do pagamento das mensalidades sem ter urgência de uso da moto.
Para muitas pessoas, o consórcio é a forma ideal de adquirir a primeira moto da vida, mas para muitos outros proprietários, o consórcio é a estratégia perfeita para trocar um veículo já usado por uma moto nova. Ao ser contemplado, o comprador vende seu veículo anterior e fica ainda com dinheiro no bolso.
Os benefícios do consórcio
O principal benefício do consórcio em relação ao financiamento é que o cliente não paga juros. Quem já simulou um financiamento de moto sabe que, dependendo da situação, o endividamento total desse tipo de negócio pode chegar a mais de duas vezes o valor do veículo.
No consórcio de moto não se paga juros, apenas uma pequena taxa que a administradora do consórcio cobra para gerenciar os valores pagos e realizar os sorteios dos bens de acordo com o que foi negociado.
Pagar por um bem durável e de valor como uma moto sem juros é realmente um benefício e tanto para quem deseja economizar e ainda assim conseguir a motocicleta que tanto deseja.
Como adiantar a retirada da sua moto com consórcio
Não é necessário esperar até o momento da sua contemplação no sorteio para já levar a moto para a garagem. Para isso, o cliente deve dar um lance, que é um adiantamento em dinheiro. Se o seu lance for o maior do grupo, você já leva o veículo para casa. O dinheiro dado no lance é descontado das parcelas subsequentes.
É importante que o cliente mantenha o pagamento de suas parcelas em dia. Em caso de atraso, ele não participa do sorteio regularmente e pode ter a sua contemplação atrasada.
Faça uma simulação de consórcio de moto com a gente e veja as condições do seu consórcio de moto Honda, Yamaha, BMW, Kawasaki ou Suzuki.