Muitos já se convenceram de que os consórcios são formas vantajosas de aquisição de bens e com baixo impacto no orçamento, principalmente quando comparados às opções mais tradicionais de financiamentos e empréstimos disponíveis no mercado.
Como sabemos, em consórcios não há incidência de juros, algo normal quando se opta pelo financiamento. O consorciado apenas assume o compromisso de realizar o pagamento das parcelas mensais, já com a correção monetária e a taxa de administração inclusa nos valores.
Além disso, também é possível optar pela venda do próprio consórcio e repassá-lo para outro interessado, fazendo com que o dinheiro investido possa ser recuperado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba como vender consórcio contemplado, não contemplado e consórcio cancelado.
Índice
1. Venda de consórcio contemplado
2. Venda de consórcio não contemplado
3. Venda de consórcio cancelado
Venda de consórcio contemplado
Caso você precise vender consórcios já contemplados, é bem provável que consiga excelentes chances de fechar um bom negócio.
Se você quer conhecer as etapas pelas quais passa o consorciado quando tem a alegria de ser contemplado, acesse nossa publicação: Fui contemplado no meu Consórcio, e agora?
Agora, vamos entender sobre a venda do consórcio contemplado. Antes, saiba que esse processo vai depender da oferta e da procura, condições relacionadas à situação do mercado no ato da venda. E depende também da situação econômica atual do país.
Na prática, o comprador realiza a transferência e faz o pagamento do valor referente à carta de crédito contemplada do consorciado, e esse valor é pago somente à vista.
Com isso, podemos perceber que se trata de uma forma eficiente e ágil para realizar negócios e além de tudo, ter a oportunidade de transformar o seu consórcio em dinheiro.
Entretanto, o pagamento deve ser realizado através de cheque administrativo, transferência bancária (DOC/TED), ou dinheiro. E isso é feito após a confirmação de todos os dados pela administradora do consórcio.
Venda de consórcio não contemplado
No caso de já estar efetuando o pagamento de um consórcio não contemplado — por não ter objetivo de efetuar um lance, ou por não tem condições financeiras de continuar com as parcelas —, a venda do consórcio também pode ser uma excelente alternativa.
Vale lembrar que os sorteios são imprevisíveis, ou seja, o consorciado pode ser contemplado tanto no primeiro mês, quanto no último mês.
Há situações em que, por motivos diversos, alguém pode desistir do consórcio. Para entender melhor, confira nossa publicação: Desisti do meu consórcio, e agora?
Já para conseguir vender um consórcio não contemplado, busque a melhor avaliação do mercado e negocie um preço justo pelo seu consórcio.
Após vendido, o comprador recebe a transferência da cota e assume o compromisso de pagamento das parcelas restantes, quitando, à vista, o valor já pago pelo antigo proprietário.
Venda de consórcio cancelado
O consórcio cancelado é aquela situação em que o consorciado que fez o pagamento do consórcio por algum tempo, mas não deu continuidade, seja por problemas de planejamento financeiro, por causa de imprevistos, ou por não ter tido condições financeiras para arcar com as parcelas mensalmente. Dessa forma, acaba tornando-se inadimplente.
Portanto, antes que a cota acabe sendo cancelada, é necessário buscar a administradora do consórcio para realizar a negociação da dívida pendente.
Caso o consorciado tenha interesse em continuar fazendo parte do grupo de consórcio, pode ser possível prosseguir com o pagamento das parcelas atrasadas, negociando um possível desconto pelos juros e multas que incidem sobre os valores totais.
Outra alternativa a ser feita, é a possibilidade de renegociar o valor das parcelas, fazendo com que a dívida seja diluída nas parcelas seguintes. Entretanto, apenas realize esse processo se você tiver total segurança sobre sua situação financeira e a certeza de que conseguirá seguir com o atual compromisso de pagamento.
Então? Viu como é possível vender consórcio contemplado, não contemplado ou cancelado e as oportunidades de negócios que estão por trás dessas alternativas? Continue acompanhado o blog da Eldorado para tirar outras dúvidas, ou fale conosco pelos canais de atendimento.