Pagar o boleto antes do dia de vencimento salva muita gente de uma grande dor de cabeça. Isso porque ter atenção à data em que o documento vence é importante para uma boa gestão financeira, evitando juros e multa.
Quer descobrir qual é a importância de pagar os boletos na data correta? Então não deixe de checar o material que preparamos para esclarecer as maiores dúvidas sobre o tema.
Índice
1. Quais são os dias úteis para pagamento de boletos?
2. Como alterar a data de vencimento do boleto?
3. O que acontece se pagar boleto após a data de vencimento?
4. Qual é a diferença entre pagamento e agendamento?
5. Pode pagar boleto na data de vencimento?
Quais são os dias úteis para pagamento de boletos?
A data de vencimento do boleto indica a data limite para o pagamento do documento ser feito. O pagamento da dívida pode ser feito apenas em dias úteis da semana, ou seja, feriados e fins de semana não são levados em consideração.
Mas e se a data de vencimento cair em datas que não são dias úteis?
Nesse caso, você pode realizar o pagamento normalmente nos dias indicados, ou ainda esperar o próximo dia útil para quitar a dívida. Multas não são geradas nesse tipo de situação.
Leia também: 5 formas de poupar dinheiro mesmo ganhando pouco.
Como alterar a data de vencimento do boleto?
Todo boleto pode ter a sua data de vencimento alterada., a ideia é ter uma data mais conveniente para a sua organização financeira mensal.
Para modificar a data de vencimento é preciso entrar em contato com a instituição que emitiu o documento e solicitar a mudança para os próximos meses. Um boleto que já foi gerado também pode ser alterado, e nenhuma cobrança deve ocorrer por isso.
Escolher a data de vencimento do boleto, inclusive, é direito de todo consumidor. A data deve ser a de preferência do comprador, e não do prestador do serviço. A lei nº 8.987/1995 é a responsável por amparar as partes envolvidas nessa questão.
O que acontece se pagar boleto após a data de vencimento?
Assim como acontece em outras cobranças, caso passe da data de vencimento, o boleto gera multas para seus pagadores. Apesar de não ser alto, o valor ainda deve ser considerado, afinal, ninguém quer pagar nenhuma conta a mais.
O Código de Defesa do Consumidor nos fala que o valor máximo de multa é de 2%. Além disso, é necessário destacar que a cobrança ocorre apenas uma vez por título, diferente do que acontece no caso de outras cobranças, que os juros se acumulam por dia de atraso.
Quer descobrir como fazer seu dinheiro render mais? Então não deixe de conferir o nosso material sobre as diferenças entre consórcio e poupança.
Qual é a diferença entre pagamento e agendamento?
No momento da quitação da cobrança, muitos usuários ficam com dúvidas sobre a diferença entre pagamento e agendamento. No caso do pagamento, o débito é feito naquele mesmo momento, não sendo deixado para um momento futuro.
Já no caso do agendamento, o pagamento é feito apenas na data de vencimento do boleto.
Ou seja, quando você agenda, por mais que a ação seja feita com dias de antecedência, a ordem de pagamento fica agendada para acontecer apenas na data de vencimento expressa no boleto.
Pode pagar boleto na data de vencimento?
Pagar o boleto antes do dia do vencimento evita situações desconfortáveis, mas não existe problema em pagar na própria data em que o vencimento acontece. O grande problema aqui é que o valor pode ser debitado em até 3 dias úteis.
Isso pode fazer com que a instituição que emitiu o boleto te importune durante esse período, solicitando o pagamento de uma cobrança que você já fez. A situação, como sabemos, é bem desconfortável.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então não deixe de entrar em contato conosco . Lembre-se que pode fazer isso pelo WhatsApp, inclusive. A equipe terá prazer em sanar todas elas.