Consórcio ou poupança? Entenda a diferença entre os investimentos

Consórcio ou poupança? Fica claro que um consórcio possui maior rendimento e mais vantagens perante a poupança. Entenda melhor.
Consórcio ou Poupança

É possível que você fique em dúvida sobre investir em consórcio ou poupança se estiver pensando em comprar um bem. Afinal, sabemos que a compra de um carro, uma casa ou uma moto é uma grande conquista e exige planejamento financeiro.

É normal ter dúvidas sobre a melhor forma de investir, mas a primeira coisa que você precisa saber é: o interesse pelos planos de consórcio só cresce no Brasil.

Isso aponta como esse tipo de investimento tem provado suas vantagens. Mas vamos entender melhor sobre investir em consórcio ou poupança.

Índice

1. O que é uma Poupança e como funciona?

2. Consórcio é economia com planejamento

3. Consórcio x Poupança: vantagens e desvantagens

4. Investir em Poupança

5. Investir em Consórcio

6. Como escolher o melhor investimento?

O que é uma Poupança e como funciona?

Como funciona uma Poupança

É um investimento muito conhecido entre os brasileiros. Costuma ser ofertado junto à conta-corrente do cliente.

A poupança tem um funcionamento simples, de fácil controle e na qual o dinheiro pode ser aplicado ou resgatado a qualquer momento.

Funciona como uma conta bancária. A desvantagem é que o rendimento do dinheiro depositado é realmente muito baixo, quando comparado a outra opções.

Uma poupança funciona da seguinte forma: se o cliente depositou um valor no quinto dias do mês, no dia 5 do mês seguinte serão creditados os juros daquela quantia depositada.

Quanto mais dinheiro investido em um mesmo dia, mais juros renderão. É um sistema que tem praticidade, mas perde por não render muito em juros.

Consórcio é economia com planejamento

Consórcio

Um consórcio é quase um tipo de economia “forçada” para adquirir algo. Na prática ele funciona como uma vaquinha, porque reúne pessoas em um grupo, o “grupo de consórcio“, que pagam um determinado valor por mês para adquirir um bem.

Como regra, o cliente paga por mês a parcela e tem direito de ser sorteado para utilizar o fundo do investimento de todos para adquirir o seu bem.

Por exemplo, quando o consórcio é de carro, a administradora de consórcios vai cobrar o valor X de parcela, que não necessariamente corresponde ao valor do bem a ser adquirido.

Então, o consorciado faz o pagamento mensal e, em algum momento, pode ser contemplado para receber a carta de crédito, ou seja, pode utilizar o valor do fundo para adquirir o veículo de sua preferência.

Leia também: 7 dúvidas frequentes sobre o consórcio de carro.

Consórcio x Poupança: vantagens e desvantagens

Investir em Poupança

Vantagens

  • resgate a qualquer momento, garante liquidez do dinheiro;
  • é uma reserva de emergência.

Desvantagens

  • rendimento baixo;
  • exige disciplina e não dá retorno a curto prazo.

Investir em Consórcio

Vantagens

  • a carta contemplada tem rendimentos ótimos;
  • disciplina ao poupar para adquirir um bem.

Desvantagens

  • falta de liquidez;
  • investimento de longo prazo e imprevisível.

Como escolher o melhor investimento?

Depende do seu objetivo. Se for para adquirir um bem, o consórcio é mais indicado porque é focado na aquisição do carro, da moto, do imóvel ou se um serviço.

Leia também: O que você ainda não sabe sobre consórcio de serviços.

O que fica claro é que um consórcio possui maior rendimento e mais vantagens perante a poupança.

Entretanto, se você não sabe ao certo o que deseja e acredita que a qualquer momento precisará de dinheiro, investir na poupança é uma alternativa. Apenas lembre-se que a poupança pode levar mais tempo para concretizar seus sonhos.

Na prática, é mais fácil incluir as parcelas do consórcio nas contas de casa com maior facilidade do que investir um valor na poupança mensalmente.

Se você gostou da comparação e tem vontade de conhecer mais sobre os planos de consórcio, entre em contato conosco ou faça logo uma simulação de consórcio em nosso site!

Deixe um comentário