Com a taxa Selic em alta, vale muito mais a pena investir em consórcio

Com a taxa Selic em alta, vale muito mais a pena investir em consórcio

O cenário econômico brasileiro está desafiador, principalmente para quem quer realizar grandes conquistas. Isso de deve ultimamente ao aumento da taxa Selic, principal índice que regula os juros no Brasil e que já vem de um período em alta.

Essa elevação encarece financiamentos tradicionais, como os de imóveis e veículos, tornando-os menos acessíveis. Por outro lado, o consórcio desponta neste cenário como uma alternativa inteligente e muito atrativa financeiramente quanto se trata de planejar a compra de bens sem pagar juros.

Índice

  1. Compreenda o impacto da Selic nos financiamentos
  2. Por que o consórcio é uma opção mais vantajosa?
  3. Um exemplo de economia
  4. Conclusão

Compreenda o impacto da Selic nos financiamentos

Com a taxa Selic em alta, vale muito mais a pena investir em consórcio

A taxa Selic influencia diretamente os juros cobrados em financiamentos bancários. Quando está alta, como acontece atualmente, os bancos elevam as taxas para cobrir seus custos e lucros, fazendo com que o valor final de um financiamento seja muito superior ao preço original do bem.

Isso significa que, ao financiar um imóvel ou veículo, o consumidor pode acabar pagando quase o dobro do valor inicial.

Aproveite para saber mais sobre a taxa SELIC: o que é e como ela encarece o seu financiamento.

Para quem não quer comprometer o orçamento com parcelas altas e juros acumulados, o consórcio se apresenta como uma solução acessível.

Isso porque, no consórcio, não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração fixa, que é consideravelmente mais baixa. Essa diferença faz com que o consórcio seja uma escolha muito mais econômica em períodos de alta da Selic.

Por que o consórcio é uma opção mais vantajosa?

  1. Ausência de juros: enquanto os financiamentos aumentam consideravelmente o custo final devido aos juros, no consórcio você paga parcelas fixas e previsíveis, sem surpresas no orçamento;
  2. Planejamento financeiro: o consórcio é ideal para quem quer adquirir bens de forma planejada, pois permite que o consumidor se organize para pagar as parcelas sem comprometer sua estabilidade financeira;
  3. Diversas possibilidades de uso: o crédito do consórcio pode ser usado para adquirir imóveis, veículos ou até mesmo para projetos pessoais, como reformas, intercâmbios e viagens;
  4. Flexibilidade de contemplação: no consórcio, você pode ser contemplado por sorteio ou lance, o que oferece mais oportunidades para acessar o crédito antes do prazo final.

Um exemplo de economia

Imagine que você deseja comprar um imóvel de R$ 300 mil. Em um financiamento com juros altos, o valor final pode chegar a R$ 600 mil, dependendo do prazo.

Já no consórcio, você pagaria apenas o valor da parcela, que contém a taxa de administração, que é muito mais acessível. Essa economia é ainda mais relevante em períodos de juros elevados, como o atual.

Conclusão

Com a taxa Selic em alta, o consórcio é uma escolha estratégica para quem deseja realizar grandes conquistas sem comprometer o orçamento. Ele oferece a possibilidade de adquirir bens de forma planejada e sem os altos custos dos financiamentos tradicionais.

Quer saber mais sobre como o consórcio pode ser a solução ideal para você? Fale com nossa equipe pelo WhatsApp ou faça uma simulação agora mesmo no site do Consórcio Eldorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *