Comprar um terreno é a chance de conseguir a sua casa dos sonhos e também um bom investimento a longo prazo. Só que na hora de procurar o lote certo para investir, é normal se deparar com as opções de loteamento e de condomínio fechado.
À primeira vista, os dois tipos de empreendimentos podem parecer iguais, mas a realidade é que são bem diferentes. Para ajudar você a escolher bem, confira abaixo o que é loteamento e o que é condomínio fechado, as vantagens de cada um e o que considerar quando comprar.
Índice
2. O que considerar ao comprar um terreno loteamento?
3. Como funciona um condomínio fechado?
4. O que considerar ao comprar um terreno em condomínio fechado?
5. Afinal, é melhor investir em loteamento ou condomínio fechado?
O que é loteamento?
Loteamento é uma grande área dividida em lotes menores e vendida separadamente. Outro ponto é que os lotes podem ou não ter o mesmo tamanho, dependendo da escolha do dono inicial. Então, quando uma pessoa compra um lote, ela paga e adquire apenas aquele pedaço de terra predefinido, sem qualquer relação com os demais lotes.
Dessa forma, cada terreno é independente do outro e o acesso ocorre por vias públicas. Em outras palavras, as ruas são abertas e públicas, livres para trânsito de qualquer um, assim como uma rua qualquer. Em alguns loteamentos pode ter uma guarita de entrada, mas na prática não é possível proibir a entrada de alguém na rua dos lotes.
O que considerar ao comprar um terreno loteamento?
Uma das vantagens do loteamento é o retorno do investimento. São lotes relativamente baratos e que costumam valorizar com o tempo. Assim, é uma boa pedida para quem quer vender o imóvel no futuro ou para quem quer investir aos poucos.
Em relação aos cuidados ao comprar um terreno loteamento, o principal é verificar a legalidade do negócio. Talvez você já saiba como comprar imóveis com consórcio imobiliário, mesmo assim, antes verifique o histórico da administradora de consórcios e confira toda a documentação do terreno para garantir a segurança da transação.
Como funciona um condomínio fechado?
Como o nome já diz, a principal diferença é que os lotes nesse tipo de empreendimento são fechados. Em vez de serem vendidos a parte, os terrenos de um condomínio fechado são como uma parte de um todo, um conjunto de lotes dentro de uma área privada.
Assim, ao comprar um terreno em condomínio fechado, a pessoa paga não apenas pelo lote, mas divide custos e benefícios de toda a infraestrutura e área comum do condomínio. As ruas de acesso são cercadas e a entrada apenas acontece após a liberação do morador.
O que considerar ao comprar um terreno em condomínio fechado?
A segurança é a principal vantagem do condomínio fechado. A área é cercada e normalmente tem monitoramento com câmeras e com esquema de portaria. Na maioria dos casos, os condomínios fechados são exclusivamente residenciais. Assim, existe uma área comum com piscina, parque, área de festas, entre outras estruturas que os moradores dividem.
Por isso, é importante considerar o custo de manutenção do espaço coletivo ao comprar terreno em condomínio fechado. Além de tudo, recomenda-se observar a estrutura do bairro em relação à segurança, lazer e deslocamento se quiser fazer um bom investimento.
Tenha também atenção a alguns detalhes comuns ao processo de compra e venda de uma propriedade, como a averbação de imóvel e registro de imóvel.
Afinal, é melhor investir em loteamento ou condomínio fechado?
Ambas são ótimas opções de investimento para quem quer construir a sua casa dos sonhos. Se preferir os custos mais baixos de um terreno individual, o loteamento é melhor. Se valorizar segurança e espaços de lazer para a família, o condomínio fechado é perfeito para você.
Independente da sua escolha entre loteamento ou condomínio fechado, o consórcio imobiliário é a alternativa certa para conseguir a casa própria com parcelas em conta e sem taxa de juros. Faça uma simulação de consórcio imobiliário com a gente e tire esse sonho do papel!