O que é carta de crédito e como posso utilizar?

O poder de compra da carta de crédito é maior que o do financiamento, além disso há outras vantagens. Saiba quais e como utilizar.
Carta de crédito: como ter acesso

Sabemos que investir em um terreno, comprar um apartamento, um carro ou uma casa é prioridade para muita gente. Para a aquisição desses bens, a carta de crédito é uma excelente opção, embora sem sempre as pessoas percebam.

Primeiro, a vantagem mais imediata é a facilidade com que se pode conseguir uma carta de crédito. Depois, as diversas vantagens que esse tipo de documento tem, muito melhores quando comparadas aos financiamentos disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final para entender o que é carta de crédito e como utilizar.

Índice

1. Carta de crédito: o que é e qual a sua importância?

2. Como ter acesso à carta de crédito?
2.1 Diferença entre consórcio e financiamento

3. Como funciona a contemplação da carta de crédito?
3.1 Sorteio mensal
3.2 Lances
3.3 Cota quitada

4. Quais são os documentos necessários para a aquisição?

5. Quais são as vantagens de comprar imóvel pela carta de crédito?
5.1 Flexibilidade para utilizar o valor
5.2 Segurança
5.3 Poder de compra

Carta de crédito: o que é e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que a carta de crédito como um tipo de documento de valor agregado. Ela é utilizada para transações e aquisições de alto custo, podendo ser destinada à realização de compras de bens com igual natureza em relação ao seu grupo de consórcio.

Em outras palavras, a carta de crédito pode ser utilizada para a compra de imóveis como casas, apartamentos, galpões, salas comerciais, terrenos e outros imóveis relacionados.

Como ter acesso à carta de crédito?

Para ter uma carta de crédito de forma tradicional você deve comprar um bem por meio de um consórcio. Para isso, deve buscar uma administradora de consórcios, de preferência com tradição, com longo tempo de operação no mercado e listada no Banco Central (BC), depois conhecer os planos de consórcio disponíveis.

Conseguir uma carta de crédito é mais fácil do que conseguir um financiamento. Como sabemos, para realizar algum tipo de financiamento, é necessário contratar um empréstimo. Por isso, você deve compreender alguns detalhes da diferença entre consórcio e financiamento.

Diferença entre consórcio e financiamento

As diferenças básicas entre financiamento e consórcio

Quando entendemos que o financiamento nada mais é do que um empréstimo, basta observar o quão alto são os juros, isso sem contar as exigências impostas para a contratação.

No financiamento, são cobrados juros por um valor financeiro que é emprestado a você e o custo total desse empréstimo é muito mais alto do que qualquer modalidade de consórcio.

É importante que você saiba que quando se adquire um bem por financiamento ou por consórcio, esse bem é registrado em seu nome, mas na prática ainda vai ser propriedade da empresa que concedeu o empréstimo ou da administradora do consórcio contratada, até que o valor total seja quitado. Dessa forma, o bem pode ser apreendido caso seja descumprido o pagamento das parcelas.

Como ficou claro, com uma carta de crédito do consórcio a aquisição de um bem é mais acessível, sobretudo por não existir a cobrança de juros e nem exigir tantas burocracias na contratação, mas também porque oferece opções de pagamento que estão dentro da sua realidade financeira.

Como funciona a contemplação da carta de crédito?

Carta de crédito: oportunidade

A contemplação é momento em que é concedido ao comprador o acesso ao crédito. A partir de então, ele já pode dar início à compra do seu bem, seja um terreno, uma casa, ou carro ou outro, especificado em contrato.

Dito isso, saiba que por meio do consórcio você pode obter uma carta de crédito de três formas, veja quais são:

1. Sorteio mensal

Nessa modalidade, a contemplação ocorre através da sorte do participante. Em outras palavras, a contemplação pode acontecer no primeiro mês ou primeiro ano. Porém, também pode não acontecer, embora existam sorteios todos os meses.

2. Lances

Significa que o participante pode oferecer um valor maior para pagamento de sua parcela e, com isso, ser contemplado.

Portanto, é necessário que o consorciado elabore uma boa estratégia financeira para conseguir dar um bom lance, que represente um percentual significativo de pagamento. Inclusive, pode conseguir melhor resultado se fizer isso em períodos de crises econômicas.

3. Cota quitada

A terceira e última opção de contemplação é realizando a quitação da cota, sem nunca ter sido contemplado através de sorteios e lances diferenciados, ou sem ter sido contemplado de forma antecipada.

Quais são os documentos necessários para a aquisição?

Depois de já ter acesso a sua carta de crédito, está na hora de juntar a documentação necessária para apresentar à administradora do consórcio. Sendo assim, esse processo é feito como complemento da fase inicial do consórcio, já que nessa fase não oferece burocracias.

Veja quais são os documentos necessários:

  • consumidor: comprovante de residência, RG e CPF;
  • proprietário do Imóvel: Certidão de nascimento ou casamento, RG e CPF;
  • imóvel: IPTU, matrícula atualizada e ficha de avaliação preenchida.

Quais são as vantagens de comprar imóvel pela carta de crédito?

Vantagens carta de crédito

Agora que você já conhece o conceito e a forma de obter a carta de crédito para a adquirir o tão sonhado bem, confira abaixo os principais benefícios e vantagens da obtenção da carta de crédito.

Flexibilidade para utilizar o valor

A carta de crédito é muito mais flexível quanto ao uso do que um financiamento. Assim, quando falamos de cartas imobiliárias, é possível escolher entre casas de veraneios, sítios, apartamentos usados ou novos, na planta e qualquer outro tipo de imóvel.

A única questão que se deve levar em consideração é o limite de 10%, que geralmente está destinado aos gastos advindos de transferência de titularidade do imóvel, bem como as cargas tributárias, certificados, registros e outros processos.

Dessa forma, existem administradoras que podem permitir que os saldos sejam utilizados para compras de equipamentos e materiais de construção, uma vez que são relacionadas a questões relacionadas à carta de crédito.

Contudo, esse processo não acontece em todas as administradoras e, por isso, é necessário consultar a empresa de consórcio com que foi feito contrato para verificar essa possibilidade.

Segurança

O licenciamento pelo Banco Central é quesito de segurança para o consorciado. Faz toda a diferença para garantir segurança aos procedimentos mais complexos.

Poder contar com uma administradora de consórcios com tradição e credibilidade no mercado vai garantir também assistência eficiente para a realização da compra e para a atendimento sobre eventuais dúvidas.

Poder de compra

O poder de comprar da carta de crédito é maior que o do financiamento. Isso porque evita algumas despesas que poderiam diluir os benefícios da proposta. Isso porque quando você adquire uma carta de crédito para a compra de um imóvel, por exemplo, não está sujeito ao pagamento de taxas como ao IOF, ou ao Imposto de Operações Financeiras.

Gostou de saber as vantagens da carta de crédito? Agora você já consegue ver o potencial do consórcio para a realização de sonhos. Faça uma simulação conosco para com detalhes e acesse agora nosso site para conhecer as possibilidades de consórcio disponíveis.

Deixe um comentário