7 dicas para se preparar para a aposentadoria

Você pode começar a se preparar para a aposentadoria com estas dicas. Comece hoje a planejar o seu futuro.
Preparar para a aposentadoria

Sabemos que quando uma pessoa se aposenta do trabalho, se depara com incertezas e dúvidas sobre como vai ser a vida a partir de então.

No entanto, podemos tornar o processo de aposentadoria um menos difícil quando nos preparamos desde cedo para tal, concordam?

E é por isso que antes de se aposentar, é importante se buscar formas de diversificação de investimentos para que seja possível viver a aposentadoria de forma mais segura.

Então se você está buscando sugestões chegou no lugar certo. Nesse artigo você encontra dicas importantes para você se preparar para a aposentadoria, confira!

Índice

1. Entenda o seu tipo de aposentadoria

2. Inicie um empreendimento

3. Faça uma reserva financeira

4. Contribua com o INSS

5. Invista em previdência privada

6. Tenha uma previdência complementar

7. Compre imóveis via consórcio

Entenda o seu tipo de aposentadoria

Existe por tempo de contribuição, que o trabalhador contribuirá ao decorrer dos anos de trabalho e quando atingir 35 anos no caso de homens e 30 no caso de mulheres, terá sua contribuição liberada para ser utilizada.

Existe também a por idade, no caso dos homens é de 61 anos e no caso das mulheres é de 56.

Além disso, existem também a aposentadoria especial por insalubridade e a por invalidez: a primeira é somente para pessoas que atuam em locais insalubres com agentes que são nocivos à saúde e a segunda é concedida para quem possui alguma limitação permanente para exercer trabalho.

Aproveite para ler mais a respeito de viver de aluguel na aposentadoria.

Inicie um empreendimento

Empreendimento, construção

Antes de se aposentar, você pode dedicar alguns anos para construir algo que possa lhe oferecer rentabilidade durante a aposentadoria.

Em vez de construir, outra alternativa é adquirir um imóvel pronto para posteriormente alugar. A ideia é pensar em algo que futuramente possa garantir alguma renda.

Então, comece a estudar a possibilidade, pois vai ser muito útil anos adiante.

Faça uma reserva financeira

reserva financeira

Poupar dinheiro na poupança é um investimento bem tradicional e de baixo risco. No entanto, existem outras modalidades como o Tesouro Direto, por exemplo, que pode ser mais rentável.

Seja qual forma a forma de investir, mesmo que com poucas quantias, é preciso ler sobre cada alternativa e vale também conversar com outras pessoas que também se preocupam com isso.

E não deixe de ler: Consórcio ou poupança? Entenda a diferença entre os investimentos

Contribua com o INSS

Contribua com o INSS

Uma das opções de investimento para a aposentadoria é contribuir com o INSS, uma vez que possibilita benefícios para o trabalhador, inclusive a aposentadoria.

Vale lembrar que algumas regras para aposentadoria mudaram recentemente e você precisa compreendê-las.

O bom é que trabalhadores autônomos também podem contribuir e juntar dinheiro para se aposentar. Mas se você pensa em benefícios que gerem bons rendimentos, é bom pensar em uma previdência privada.

Invista em previdência privada

Contribua com o INSS

A previdência privada é uma aposentadoria que você paga através de instituições financeiras.

A principal vantagem desse investimento é que você pode fazer o resgaste do montante em qualquer momento que decidir e os impostos só são cobrados quando você resgatar o valor.

Tenha uma previdência complementar

Os fundos de pensão coletivos podem ser uma ótima opção para aqueles que desejam se aposentar de forma tranquila.

Isso porque parte do investimento é feito mensalmente pelas pessoas que colaboram e a outra parte é realizada pela empresa, a soma total desses investimentos transforma-se em complemento para a aposentadoria.

Compre imóveis via consórcio

Comprar uma casa ou um apartamento para ter uma renda no futuro é uma ótima e segura opção para a aposentadoria, já que você provavelmente conseguirá disponibilizar para aluguel o imóvel e se beneficiar com os rendimentos.

Uma ótima opção é investir em consorcio imobiliário, sendo essa uma opção promissora para quem não tem grandes quantias para comprar um imóvel à vista.

A verdade é que um plano de consórcio possibilita a compra do imóvel com o planejamento adequado e funciona muito bem. Principalmente se você opta em fazer o plano com uma administradora experiente e consagrada como o Consórcio Eldorado.

Gostou do nosso artigo sobre dicas para a aposentadoria? Aproveite e conheça as tendências do mercado imobiliário após a pandemia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *