Como comprar moto por consórcio? Confira 4 passos simples

No atual cenário, o consórcio é ótima alternativa de aquisição de bens, então saiba como comprar moto por consórcio e compreenda o processo.

Como comprar moto por consórcio

Existem várias formas para adquirir uma moto. No atual cenário, o consórcio é uma modalidade de compra bastante atrativa, mas você tem ideia de como comprar moto por consórcio?

Vale a pena conhecer essa alternativa, principalmente considerando que consórcio não possui juros. Então, confira como fazê-lo em quatro passos simples.

Índice

1. Escolha a administradora e o produto
2. Integre o grupo do consórcio
3. Oferte lances
4. Use a carta de crédito

1. Escolha a administradora e o produto

O primeiro passo para comprar moto por consórcio é encontrar uma administradora de confiança, que tenha registro no Banco Central. Para não correr o risco de cair em fraude, é interessante fazer pessoalmente essa verificação no site do BACEN.

Depois de se assegurar da legitimidade da administradora, você pode começar a avaliar os termos e condições dos produtos por ela ofertados. Avalie todas as opções que estiverem disponíveis, considerando aspectos desde tipo de grupo de consórcio (novo ou em andamento) até a moto que se quer adquirir.

Assim, é necessário avaliar se as condições do consórcio são vantajosas para você na prática, o que pode ser feito por meio de uma simulação de consórcio de moto.

Além disso, você precisa encontrar uma moto que entregue a melhor qualidade ao menor preço possível.

Não sabe o que considerar para achar uma moto com bom custo-benefício? Veja como identificar a relação custo-benefício de modelos de moto no mercado!

2. Integre o grupo do consórcio

Uma vez escolhida a administradora e ponderadas todas as opções de consórcio disponíveis, levando em conta as condições contratuais e a moto desejada, o próximo passo é participar do grupo nos termos com os quais você concordou.

Isso implica não só fazer o pagamento das mensalidades em dia, como também acompanhar o regular andamento do consórcio, monitorando de perto as assembleias, os sorteios e as contemplações.

Aproveite para saber também como escolher o capacete de moto mais adequado.

3. Oferte lances

As únicas formas de ser contemplado com o crédito correspondente à moto desejada são o sorteio e o lance. Caso não queira depender da sorte, você tem a opção de fazer ofertas para que sua cota seja contemplada, antecipando o acesso à carta de crédito.

Para poder fazer ofertas, o consorciado precisa estar em dia com o pagamento de suas mensalidades e respeitar o prazo, em geral, de vinte e quatro horas antes da assembleia.

As ofertas de lances costumam ter valores maiores no início do grupo. Essa é uma forma de antecipar a compra da moto, com a oferta de, geralmente, mais da metade do valor já no começo do consórcio.

No entanto, não ser contemplado no começo não é exatamente um problema. Ao esperar, você aumenta suas chances de ser contemplado.

Isso porque, além de poder juntar um valor mais competitivo, o prazo para o fim do grupo vai se aproximando, o que estatisticamente melhora a possibilidade de contemplação.

Ofertar um lance também pode ser uma forma estratégica de, a um só tempo, ser contemplado com a carta de crédito e antecipar as parcelas do consórcio em aberto.

4. Use a carta de crédito

Depois da contemplação, o último passo para comprar sua moto é utilizar a carta de crédito na aquisição.

Após uma análise de crédito feita pela administradora, a carta é repassada por esta diretamente ao vendedor da moto, que é indicada pelo contemplado.

E na prática, como seria comprar moto por consórcio no seu caso específico? Faça agora uma simulação gratuita!