Conheça os diferentes tipos de lances no consórcio

Há formas de aumentar suas chances de contemplação e receber a carta de crédito, por isso conheça os tipos de lances no consórcio.
Tipos de lance consórcio

Muitas pessoas quando resolvem contratar um consórcio já estão planejando formas de aumentar as chances de contemplação, ou seja, de acessar a carta de crédito. Só que para isso é importante conhecer os tipos de lances no consórcio.

Essa é uma das vantagens que um plano de consórcio possibilita. Então, aproveite para saber mais a respeito.

Índice

1. Por que dar um lance?
2. Lance livre e fixo
3. Lance embutido
4. Lance com FGTS

Por que dar um lance?

Existem duas formas de ser contemplado em um consórcio. A primeira e mais corriqueira é sendo sorteada, a segunda é por meio dos lances.

Esse é justamente o principal motivo para fazer um lance em um consórcio. O lance, caso tenha sucesso, equivale a ser sorteado. Isso quer dizer que se você der um lance e ele for aceito, você receberá sua carta de crédito.

Então, como já conhecemos suas vantagens vamos entender agora os diferentes tipos de lances possíveis.

Vale lembrar que os contratos sempre trazem o detalhamento dos tipos de lances possíveis e também a forma como eles são feitos.

Outro ponto é que cada contrato tem especificações sobre a realização de lances, é muito importante consultar todas essas informações.

Leia também: O que é carta de crédito e como posso utilizar?

Lance livre e fixo

Nos consórcios, os tipos mais básicos e usuais de lances são dois:

  • lance livre;
  • lance fixo.

Nesta modalidade de lance, o titular do consórcio pode escolher o quanto quer dar de lance. Lembre-se que o lance, assim como os sorteios, podem acontecer uma vez por mês.

Outro ponto importante é que, na maioria dos contratos de consórcio, existe um valor mínimo para o lance. Esse valor será baseado em uma determinada porcentagem do valor total do consórcio.

Leia também: Crédito de consórcio contemplado deve ser usado imediatamente?

Esse tipo de lance, também permite a combinação com os lances embutidos, que veremos à frente.

Vamos ao exemplo. Digamos que o consórcio contratado tem o valor total de 100 mil reais. Digamos que o lance mínimo seja de 1% do valor total. Assim, somente serão aceitos lances de mil reais para cima.

Digamos também que em um determinado mês houve três lances. Sendo um de mil reais, um de 2 mil e outro de 3 mil. O titular contemplado será aquele que fez o lance de 3 mil, pois foi o de maior valor percentual.

Já no lance fixo, existem cotas pré-determinadas pela administradora. Nesse caso, elas definem tanto o lance mínimo quanto o máximo.

Lance embutido

Lance embutido

O lance embutido é uma excelente ferramenta para quem está sem dinheiro para fazer o lance ou prefere evitar um excesso de gasto.

No lance embutido, é possível transformar uma parte do valor que seria recebido pelo titular em um lance.

Por exemplo. Digamos que seu consórcio irá te dar uma carta de crédito de 100 mil reais. Em um determinado mês, porém, você optou por fazer um lance embutido no valor de 10 mil reais.

Nesse caso, ao ser contemplado, ao invés de receber os 100 mil iniciais, você receberá apenas 90 mil, pois os 10 mil do lance foram debitados.

Lance com FGTS

Lance com FGTS

Uma outra forma de dar um lance em um consórcio é utilizando o FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Neste caso, para fazer um lance o titular deve apresentar um extrato do FGTS à administradora. Esse valor, assim como no lance embutido, será descontado da carta de crédito. Posteriormente deverá ser dado diretamente do fundo de garantia ao vendedor o bem comprado.

Não fique com dúvidas e dê o primeiro passo para a realização dos seus sonhos, faça uma simulação de consórcio. Você também pode entrar em contato conosco!

Deixe um comentário