Crédito de consórcio contemplado deve ser usado imediatamente?

As contemplações do consórcio decorrem de sorteio ou oferta de lance, mas a carta de crédito deve ser usada imediatamente? Saiba mais.
crédito de consórcio contemplado

Uma das grandes vantagens de optar por consórcios é o fato de que eles se mostram extremamente flexíveis quanto a utilização da carta de crédito de consórcio contemplado.

Como se sabe, as contemplações acontecem por sorteio ou oferta de lance, só então o beneficiado pode analisar suas possibilidades de uso da carta de crédito. Mas será que o crédito deve ser usado imediatamente? Vamos explicar.

Índice

1. O que é o consórcio contemplado?

2. Formas de ser contemplado pelo consórcio

3. O que fazer após ser contemplado?

4. Crédito de consórcio contemplado não usado

5. Quais as opções do consorciado?

O que é o consórcio contemplado?

Consórcio contemplado

Esse termo é utilizado para definir o momento em que o consorciado obtém a permissão para que seja retirada sua carta de crédito do consórcio. Isso pode ocorrer antes mesmo que seja feita a finalização da quitação do plano. Assim, será considerado como contemplado.

Essa contemplação se refere à atribuição de crédito que foi feita ao cotista para que ele possa realizar a aquisição de bens ou até mesmo de serviços.

Leia também: O que é carta de crédito e como posso utilizar?

Formas de ser contemplado pelo consórcio

Em geral, a contemplação pode ser feita por meio de duas opções: sorteio ou oferta de lance. Nesse primeiro modelo, o participante será contemplado por meio de um sorteio, com resultado revelado pela Loteria Federal.

Já através dos lances, o consorciado oferece um valor específico, que corresponde à antecipação das parcelas que serão pagas do plano contratado por ele. Assim, essa é uma forma de antecipar que a contemplação ocorra.

Aproveite para saber: É confiável comprar por consórcio mesmo na crise?

O que fazer após ser contemplado?

O que fazer após consórcio contemplado

Antes que possa de fato receber os valores em questão, é preciso seguir alguns passos necessários. Primeiro, será preciso que haja a apresentação das garantias. Nesse caso, é comum que as administradoras peçam por algumas garantias para assegurar que vai ocorrer a quitação das parcelas

Em seguida, o consorciado precisará fazer o levantamento de alguns documentos pessoais. Cada consórcio, no entanto, exigirá um tipo de documentação diferente. Entretanto, alguns são comuns em todos os planos, veja quais:

  • cópia do RG ou CNH;
  • cópia do CPF (ou CNPJ, no caso de empresas);
  • comprovante de residência atualizado, em nome do contemplado;
  • comprovante de renda.

Em seguida, será necessário que o beneficiado comprove sua renda para o consórcio. Esse passo pode variar quanto ao que será pedido pela empresa.

No caso de assalariados veiculados à CLT, é preciso apresentar o contracheque e para profissionais autônomos é necessária uma cópia do DECORE.

Já aposentados ou pensionistas precisam apresentar o comprovante do recebimento do benefício em questão.

Após a separação, esses documentos vão passar por uma etapa de homologação. Por fim, após ser aprovado em todas as etapas, o consorciado chegará à etapa da realização de compra.

Crédito de consórcio contemplado não usado

Carta de crédito

O crédito disponibilizado pelo consórcio poderá ser utilizado no momento em que o consorciado desejar, mas isso deverá feito até o final do grupo. Essa é uma forma adotada pelos consórcios de que os contemplados possam esperar por oportunidades mais vantajosas.

O valor da carta de crédito será o da data vigente no dia em que foi feita a contemplação, que é corrigida todos os dias através de aplicações financeiras no mercado. Entretanto, podem ocorrer alterações em relação ao valor da correção, que será diferente do valor do bem.

Quais as opções do consorciado?

Crédito de consórcio contemplado

Assim que receber a aprovação com a carta de crédito, é possível utilizar o valor para adquirir qualquer tipo de bem que pertença à categoria do grupo de consórcio.

A divisão se dá entre serviços ou conjuntos de serviços, bens imóveis e bens ou conjuntos de bens móveis. Levando em consideração o grupo ao qual você pertence, será possível adquirir o que deseja com base nessas informações.

Gostou de saber mais sobre o uso do crédito de consórcio contemplado? Pois é, nem sempre todas as pessoas estão cientes dessas possibilidades. Se ficou alguma dúvida, fale conosco, mas se já quiser entender melhor as possibilidades de planos, faça uma simulação de consórcio em nosso site agora!

Deixe um comentário