O consórcio é uma das formas de se adquirir um bem de forma organizada e com planejamento financeiro. Os consorciados que integram os sorteios, aguardam pelo momento que serão sorteados e poderão adquirir o bem desejado.
Todavia, existem outras maneiras de se antecipar o valor da carta de crédito, além dos sorteios, sendo por meio dos lances livre ou fixo.
O que ocorre é que muitos não têm conhecimento dessa alternativa e acabam por deixar a oportunidade passar.
Por isso, explicamos o funcionamento dos lances em consórcio, a diferença entres os lances fixos e lances livres, além de qual a melhor opção para ser escolhida. Você também pode dar uma olhada em nossos outros conteúdos relacionados.
Índice
1. Como funciona o lance no consórcio?
2. Lance Livre x Lance Fixo
3. Qual a melhor opção?
Como funciona o lance no consórcio?
No contrato de um consórcio, existem duas maneiras para ser escolhido e conseguir créditos para comprar o bem, através de sorteios ou ofertas de lances. Dessa maneira, os membros que apresentarem o pagamento regular das parcelas têm direito a participar dos sorteios.
Diante disso, a opção de lance acontece quando o participante pretende adiantar o uso do crédito, no entanto para isso ocorrer é necessário ofertar um valor prévio.
Aproveite para conhecer os diferentes tipos de lances no consórcio.
Esta alternativa é considerada uma chance extra para ganhar o sorteio, pois estes se completam. Funcionando da seguinte maneira, o consorciado participa dos sorteios e, se quiser, pode dar um lance, caso não tenha sido sorteado.
Assim, no caso de ser o vencedor, será necessário pagar o lance.
Lance Livre x Lance Fixo
Existem maneiras de adiantar seu crédito, para isso é possível optar pelos lances, sendo duas opções: lance livre e lance fixo.
No caso do lance livre, é o integrante que decide o valor que deseja ofertar. Porém, o valor precisa ser referente no mínimo a 1% do saldo devedor. Assim, será estabelecido como vencedor aquele que propor o valor maior.
Em situações de empate, precisa-se analisar as cláusulas do contrato para estabelecer um ganhador.
Por outro lado, nos lances livres é responsabilidade da administradora definir a porcentagem do lance. Logo, se apenas um participante oferte um lance, este será o ganhador.
Saiba também como funciona a assembleia de consórcio.
No entanto, se mais de um lance é ofertado, se consulta o contrato para analisar as medidas de desempate. Normalmente, é realizado um sorteio entre os consorciados que dispuseram do lance.
Dessa maneira, o pagamento pode ser efetuado por dois meios, podendo ser recursos pessoais ou através de descontos da carta. Ainda assim, é preciso consultar quais os fatores para se conseguir usar o crédito como meio de pagar o lance.
Qual a melhor opção?
Para se decidir entre o lance livre ou fixo, é preciso analisar ambas e verificar quais as condições que melhor se adaptam ao seu perfil, ou seja, suas necessidades e probabilidades.
Assim dizendo examine seu orçamento e condições financeiras e qual seria o valor mínimo para se apostar em cada caso. Desse jeito, será possível optar pela alternativa mais favorável.
Logo, conhecendo os procedimentos do lance livre, sabe se será possível utilizar deste recurso ou não. Para isso, o mais indicado é efetivar uma simulação e estudar as maneiras que irá afetar seus recursos.
Ficou interessado em fazer algum lance, mas não tem ideia de como vai afetar seu orçamento? Acesse o nosso site e realize uma simulação de consórcio.
Artigo atualizado em 07/06/24.