O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens que tem crescido bastante ultimamente, por isso é comum cada vez mais pessoas terem interesse sobre, por exemplo, como funciona para comprar um carro por consórcio.
De fato, existem alguns passos caraterísticos do consórcio e que são importantes por conta da forma com se organiza essa modalidade de crédito.
Mas não se engane, é tudo muito simples e você pode atender aos critérios estipulados em contrato para ter seu veículo em mãos. Saiba mais a respeito.
Índice
1. Primeiro é a contemplação e o acesso à carta de crédito
2. Depois, reunir a documentação
5. Por que consórcio de carro é uma boa opção?
Primeiro é a contemplação e o acesso à carta de crédito
Para adquirir um carro, primeiro é preciso participar dos sorteios mensais e alcançar a contemplação, seja por sorte ou por lance.
Depois, ao conseguir a carta de crédito, é importante que ela esteja dentro da categoria de consórcio de carro para que você tenha o poder de compra que condiz a esse instrumento financeiro.
Outro ponto interessante é que a carta mantém a liquidez e o valor se você opta por outro fabricante, um modelo de carro diferente do informado no começo do contrato.
Aproveite para saber mais sobre as formas de contemplação Lance e Sorteio em consórcio.
Depois, reunir a documentação
Na compra particular com a carta de crédito você vai precisar ter em mãos a documentação para apresentar à administradora após a contemplação. Isso faz com que haja organização e segurança para você e para os outros consorciados.
Isso porque continuará pagando suas parcelas restantes depois da concessão da carta. Sendo assim, costuma-se pedir documentos como RG, CPF, CNH, comprovante de residência e de renda. Eles serão usados para uma análise de crédito e caso positivo, liberação do valor.
Escolher o carro
Considerando seu gosto pessoal e o valor da carta de crédito, chega a hora de escolher qual é o modelo de veículo que será comprado. Você tem a chance de optar por um carro novo ou seminovo, levando em consideração o seu contexto e suas preferências, claro.
Você também precisa saber que todos os dados sobre o veículo escolhido precisam ser enviados para a administradora do consórcio. Há regras estipuladas no contrato que precisam ser atendidas, sobretudo se o carro for usado.
Se tem dúvida, conheça também 5 benefícios do consórcio de carros usados.
Comprar o veículo
Por fim, após conferir e apresentar as informações sobre o veículo e já com documentos do consórcio em mãos, é hora de realizar o pagamento e efetivamente comprar o carro.
Saiba que a administradora faz o repasse diretamente para compra do veículo na empresa na qual você fez a negociação e, pronto, seu carro está comprado.
Por que consórcio de carro é uma boa opção?
O consórcio é uma modalidade de crédito que ajuda aqueles que podem esperar mais tempo para comprar o bem e que não possuem o valor de entrada. São pontos positivos, que representam vantagens para muitos casos, portanto, o consórcio vale a pena.
Quanto a este ponto, confira alguns mitos e verdades sobre consórcio de carro.
Com vimos, é um processo organizado, cujas etapas são especificadas em contrato quando se entra para um grupo de consórcio.
Então, não há risco para você, apenas pague suas parcelas em dia e participe dos sorteios, ou ainda, ofereça o lance e tente antecipar a contemplação, tudo de maneira legal e organizada.
Agora você entende melhor quais são os passos para comprar um carro por consórcio, bem como as vantagens dessa modalidade de crédito.
Essa é a sua chance de comprar o seu carro novo ou seminovo sem comprometer as suas finanças. Então, faça uma simulação de consórcio de carro em nosso site e tire suas dúvidas.