Atualmente, inúmeras pessoas buscam entender como funciona uma administradora de consórcios porque têm o sonho de conseguir a casa própria ou ter um carro, por exemplo.
No entanto, a maioria delas precisa fazer um planejamento financeiro a longo prazo e deseja saber em quanto tempo será possível adquirir os bens que busca conquistar.
Mas não é preciso esperar tanto tempo para conseguir realizar esses desejos. Para antecipar o sonho do carro ou do imóvel, pode-se recorrer ao consórcio, uma modalidade que tem como objetivo reunir pessoas que desejam adquirir um mesmo tipo de produto ou serviço pagando uma taxa mensal especificada em contrato.
Até o seu término, há a entrega de uma carta de crédito para que a pessoa possa adquirir o bem que deseja.
Esses grupos de pessoas só podem ser administrados por empresas autorizadas por uma determinada instituição financeira. A empresa responsável também é conhecida como administradora de consórcio.
No contrato de adesão do consórcio, essa administradora deve ser nomeada como a responsável pelos interesses e direitos dos participantes e como a gestora dos negócios do grupo.
Então, cabe a ela administrar a poupança do grupo, garantir que todos cumpram as normas, assim como as suas obrigações financeiras. Saiba mais a seguir.
Índice
1. O que faz a administradora de consórcio?
2. A importância de fazer a escolha certa
3. Qual o prejuízo que uma má escolha pode trazer?
4. Como escolher uma boa administradora de negócios?
5. O que saber sobre elas antes de começar o investimento?
O que faz a administradora de consórcio?
Ela é a responsável por organizar tudo antes de se formarem os grupos para começar a arrecadação do dinheiro.
Nesse sentido, uma das funções definir as características e análise da viabilidade financeira considerando o número de cotistas, valores de crédito, prazos, entre outros que podem vir a influenciar no crescimento do grupo.
Além disso, é ela que determina as regras para oferta de lances, sorteio e condições para utilizar os créditos. Todas elas serão estabelecidas no contrato que será entregue por ela para todos os consorciados.
Saiba também como o consórcio pode ser uma forma de investir o seu dinheiro.
A importância de fazer a escolha certa
Há muitas vantagens em se fazer um consórcio. Mas para que essa seja uma experiência ainda melhor, é preciso que as pessoas escolham com atenção a administradora. Ela se torna o fator decisivo para que a pessoa consiga obter aquilo que tanto deseja.
É importante que essa escolha seja baseada em empresas que possuem grande experiência na área, para que ela possa fazer uma boa gestão de investimento e proporcionar para os sonhadores aquilo que eles almejam.
Qual o prejuízo que uma má escolha pode trazer?
Quando a pessoa opta por recorrer a uma empresa não tão conhecida e que, com certeza, não trabalha de uma maneira transparente, ela pode se decepcionar logo no início do processo.
Isso porque o consorciado pode não ter a garantia de quando receberá sua carta de crédito, por exemplo. Outro problema que pode ocorrer é se a empresa não der baixa em contemplações ou pagamentos.
Esse já são motivos suficientes para atrapalhar os objetivos daqueles que fazem parte desse tipo de processo. Junte a isso uma empresa que não dedica a devida atenção ao cliente, podendo deixá-lo no escuro quanto a qualquer situação.
Como escolher uma boa administradora de negócios?
É importante ter atenção a alguns pontos que podem facilitar essa escolha e é também por isso vale a pena saber como funciona uma administradora de consórcios
Então, procure, por exemplo, fazer uma pesquisa para entender como funciona essa modalidade, do início ao fim. Essa é uma alternativa que também ajuda a pessoa a saber qual o melhor momento para fazer um consórcio.
Sendo assim, entenda por que o consórcio é uma compra planejada, disciplinada e inteligente.
Observe se as empresas analisadas são transparentes quanto ao serviço prestado, mostrando principalmente os detalhes das operações. Entenda também a taxa de administração do consórcio, assim como outros pormenores antes de assinar o contrato.
O que saber sobre elas antes de começar o investimento?
Como já dito anteriormente, um dos principais pontos é saber se são empresas experientes no mercado. Procure saber mais sobre a equipe de profissionais e a forma como atuam no mercado.
Portanto, converse com os vendedores, tire dúvidas e pergunte o que deseja saber. Quanto mais eles souberem explicar, mais segurança isso traz para a sua decisão.
Busque também pelas taxas mais vantajosas, aquelas administradoras de consórcio que podem oferecer a melhor relação custo-benefício. Assim, é possível que cada pessoa possa arcar com os valores que estejam mais em conta, participando de uma empresa que oferece um processo seguro e confiável.
Se você está pensando em participar de um grupo e deseja saber como funciona uma administradora de consórcios, acesse o nosso site e faça uma simulação de consórcio para compreender melhor e tirar dúvidas com nossa equipe.