Sim, essa é uma possibilidade de uso da Carta Contemplada. Embora muitas vezes surpreenda, não se trata de uma mudança recente. Na verdade, quitar financiamento com Carta Contemplada é possível desde de 2008, em razão da lei que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, a Lei 11.795 de 8 de outubro de 2008.
Mas antes de entender essa operação, relembre o que é uma Carta Contemplada e conheça outras oportunidades relativas à sua utilização. Depois, vai ficar fácil entender como quitar financiamento com Carta Contemplada, pode acreditar.
Índice
2. Como você pode usar a Carta de Crédito Contemplada?
3. Quitar financiamento com Carta de Crédito Contemplada?
4. Como quitar financiamento com Carta Contemplada?
5. Benefícios de investir em uma carta de crédito
O que é Carta Contemplada?
A Carta Contemplada é um documento que corresponde a um valor financeiro (crédito) que uma pessoa recebe quando é contemplada em um consórcio. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, existem duas formas de uma pessoa ser contemplada:
- Sorteio: uma vez por mês a administradora do consórcio realiza uma assembleia em que ocorre o sorteio de um participante do grupo de consórcio e essa pessoa recebe a carta de crédito no valor estipulado por contrato;
- Lance: quem der o melhor lance do mês, que pode ser um adiantamento significativo das parcelas do consórcio, recebe a carta contemplada.
Conheça as etapas pelas quais passa quem é contemplado, leia também: Fui contemplado no meu Consórcio, e agora?
Como você pode usar a Carta de Crédito Contemplada?
Você pode utilizar a Carta de Crédito para comprar bens imobiliários novos ou usados, veículos novos ou usados e também para comprar serviços. Veja em detalhes quais opções de Carta de Crédito Contemplada as administradoras de consórcio oferecem de modo geral:
- imóveis: pode ser usada para comprar bens imobiliários, como um imóvel novo, usado ou a planta. Além disso, também é possível comprar um terreno e materiais de construção;
- veículos: o contemplado pode comprar uma moto, um carro novo ou seminovo com a sua Carta de Crédito Contemplada para veículo;
- serviços: pode ser usada para adquirir o serviço estipulado em contrato, como uma viagem, pagamentos de estudos, ou realização de festa de casamento ou de cirurgia plástica.
Quitar financiamento com Carta de Crédito Contemplada?
De acordo com a lei que dispõe sobre o sistema de consórcio, citada no início deste texto, é possível quitar financiamento com uma carta de crédito, desde que o bem ou serviço seja o mesmo do consórcio.
Para quitar o financiamento de um imóvel, por exemplo, você só poderá usar sua carta de crédito imobiliária e tanto o documento quando o imóvel devem estar em seu nome.
Além disso, a lei determina que o valor da carta de crédito precisa ser igual ou maior ao da dívida, e que o consórcio que você participa não tenha sido iniciado antes de 2009; que foi quando a Lei 11.795 entrou em vigor.
Como quitar financiamento com Carta Contemplada?
Antes de tudo, é necessário que você entre em um consórcio e seja contemplado por sorteio ou por lance. Então, se tudo estiver de acordo, você poderá usar o crédito para quitar sua dívida.
Saiba mais sobre o como funciona um consórcio, leia Consórcio: entenda de uma vez o que é e como funciona
Benefícios de investir em uma carta de crédito
Sem dúvida, a maior vantagem de usar a carta crédito para quitar financiamento é a economia. Via de regra, quando você quita um financiamento antecipadamente você tem desconto. Como a carta de crédito contemplada tem o valor de um pagamento a vista, você terá maior poder de negociação.
Além disso, mesmo que você continue pagando as parcelas do consórcio durante um tempo, você não precisará mais arcar com os juros do financiamento e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Faça uma simulação agora mesmo e confira as vantagens do Consórcio Eldorado!