
Uma das alternativas para quem quer comprar seu veículo ou imóvel é aderir a um plano de consórcio e, consequentemente, participar do sorteio de consórcio todos os meses.
Como o consórcio está cada vez mais em alta, muitas pessoas questionam sobre como funcionam os sorteios. Por isso, vamos falar dessa etapa hoje. Veja só.
Índice
1. As assembleias de consórcio
2. Como funciona o sorteio em consórcio?
3. Entenda melhor sobre os lances
4. Saiba mais sobre o fundo de reserva
5. O consórcio é seguro e organizado
Primeiro, entenda as assembleias de consórcio

As reuniões periódicas entre as pessoas do grupo de consórcio são as assembleias de consórcio, aliás muito esperadas. Afinal, é nesse momento que acontecem os sorteios e uma pessoa é contemplada.
As assembleias ordinárias são realizados a cada mês, já as extraordinárias não têm pauta ou data específica. Isso porque ocorrem segundo alguma demanda que for apresentada. E para organização desse tipo de evento são eleitos aqueles que farão a função de representantes do grupo.
Como funciona o sorteio em consórcio?

De acordo com a disponibilidade financeira mensal do grupo, um ou mais participantes serão sorteados para receber sua carta de crédito.
O sorteio é realizado através de uma assembleia mensal de contemplação em que é definida a cota sorteada por meio de globo giratório, globo sorteador ou loteria federal (conforme critério estabelecido pela administradora).
Para estar apto a participar do sorteio, é necessário que o consorciado esteja em dia com as parcelas do consórcio, e tenha pago até o ultimo dia do vencimento estabelecido para o seu grupo.
O sorteio define a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes do grupo terão a contemplação garantida até o final do contrato.
Para que os sorteios sejam uma realidade, é importante que haja recurso financeiro para contemplação dos presentes.
Entenda melhor os lances
O lance é uma alternativa para quem deseja tentar a contemplação, mas não é obrigatório.
Para contemplação por lance será admitida oferta em dinheiro, equivalente ao número de parcelas do prazo original do grupo, ou percentual do preço do bem.
Os tipos de lances variam, podem ser livres ou fixos, a depender do contrato com a administradora do consórcio.
No caso do lance livre, será vencedora a oferta de maior percentual sobre o valor do bem dentre todas as ofertas, e contemplará o ofertante.
No caso do lance fixo será estipulado pela administradora um percentual do crédito a ser inserido como lance. Outro sorteio, então, é realizado com os indivíduos que se propuserem a ofertar essa modalidade de lance.
Também é possível ofertar parte do valor da carta de crédito como lance. Assim, sendo a oferta vencedora, receberá o valor de crédito com o devido desconto usado na hora do lance.
Saiba mais sobre o fundo de reserva

No Sistema de Consórcios, a administradora recolhe através da parcela mensal do consorciado o pagamento de uma quantia destinada a um fundo de proteção do grupo, chamado “fundo de reserva”.
Essa reversa financeira do grupo, somente poderá ser utilizada para as finalidades previstas no contrato de participação, inclusive para restituição a consorciado excluído.
O consórcio é seguro e organizado
Podemos perceber que o consórcio é uma modalidade transparente de aquisição de bens, que conta com parâmetros legais para bom funcionamento.
Você só precisa ir em busca de uma administradora confiável e autorizada, além de ler o contrato com muita atenção. Também é importante estar ciente das datas de pagamento das parcelas e das assembleias.
Com conhecimento dos detalhes contratuais fica mais fácil compreender como funciona o sorteio em consórcio, além de conhecer seus direitos e deveres enquanto consorciado.
Afinal, essa é uma alternativa acessível e planejada para quem quer adquirir o bem desejado sem pagar juros e sem se preocupar em dar um valor de entrada.
Em mais de 40 anos de operação, o Consórcio Eldorado já contemplou mais de 100.000 pessoas. Seja a próxima! Acesse o nosso site e faça uma simulação de consórcio.