A Assembleia de Consórcio é um momento muito importante para os associados e para a administradora.
No decorrer do período do contrato, muitos assuntos devem ser resolvidos, inclusive os sorteios dos contemplados, além de outros aspectos que são tratados em uma reunião formal.
Entenda melhor como funciona a assembleia e a importância desse acontecimento.
Índice
1. O que é uma assembleia de consórcio?
2. Para que serve essa assembleia?
3. Como as assembleias são convocadas?
4. Por que as assembleias são convocadas?
5. Como funcionam os lances e os sorteios?
O que é uma assembleia de consórcio?
O consórcio é realizado por meio de um grupo, e para que problemas sejam resolvidos e informações repassadas é preciso que ele se reúna.
Um exemplo é a realização do próprio sorteio de contemplação, além de momento dos lances e outros detalhes ligados a essa dinâmica.
Por isso, são reuniões obrigatórias, principalmente a primeira delas, que dá início ao trabalho da administradora de consórcios.
Nessa ocasião, a empresa à frente da organização do grupo de consórcio faz explicações e define próximas reuniões, que podem ser divididas entre assembleias ordinárias ou extraordinárias.
Para que serve essa assembleia?
Primeiro, serve para dar início ao consórcio e depois para resolver questões relacionadas a ele. Então, ocorrem reuniões de acordo com o que foi decidido em contrato, de maneira periódica.
Aliás, já sabe como funciona um lance? Conheça os diferentes tipos de lances no consórcio.
Nessas ocasiões são realizadas as assembleias ordinárias, para tratar da contemplação dos associados, com ofertas dos lances e prestação de contas dos administradores.
Já nas assembleias extraordinárias podem ocorrer se a administradora convocar ou se 30% pelo menos do grupo deseja levar alguma pauta para ser discutida.
Como as assembleias são convocadas?
As assembleias ordinárias serão realizadas com a mesma frequência, de acordo com o que está em contrato. Sendo assim, os associados já possuem uma expectativa de quando devem ser convocados para a reunião de contemplação do próximo membro do grupo.
Por outro lado, a assembleia extraordinária não tem um período estipulado. Com isso, a regra é que ela seja convocada em tempo hábil para as pessoas se organizarem, com convocação de até 8 dias antes da data combinada para que a reunião aconteça.
Por que as assembleias são convocadas?
As assembleias convocadas são uma forma de manter organização e seriedade do trabalho, são obrigatórias por isso.
Ao final da reunião, tudo fica registrado em documentos oficiais. Por isso é relevante que todos os assuntos que os associados desejam tratar sejam levados para essas reuniões para além de lances e sorteios, por conta dessa formalidade.
Como funcionam os lances e os sorteios?
No caso dos sorteios, todos os associados têm as mesmas chances de ser contemplados. Inclusive, saiba se crédito de consórcio contemplado deve ser usado imediatamente.
Já os lances configuram um processo diferente, eles são informações recolhidas antes da realização da assembleia.
Assim, na hora da reunião acontecem os lances, que são valores que os associados podem adiantar para obter contemplação.
É muito importante entender que a assembleia de consórcio é uma parte essencial para seguir o contrato. Tanto a administradora, quanto os associados devem estar ativamente envolvidos nessas reuniões, a fim de que problemas sejam evitados.
Aproveite para desfrutar desses benefícios, faça uma simulação de consórcio agora!